Banda Filarmónica de São Brás de Alportel

Em 10 de Julho de 1996 o então saudoso Presidente da Câmara de São Brás de Alportel, Exmo. Sr. Dr. José de Sousa Pires, propôs, à Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiro Voluntários de São Brás de Alportel, na altura presidente da Direcção o Sr. Armando Filipe Ventura, a criação de uma Banda de Música, tendo, sido nessa data efectuado um Protocolo, e posto à sua disposição os instrumentos musicais para esse efeito.
A Banda adquiriu o nome de BANDA DE METAIS DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE S.BRÁS DE ALPORTEL e foi nomeado para Maestro o Capitão do Exercito de Salvação Sr. Pedro Neves, a Banda tinha cerca de 20 elementos e os ensaios eram nas instalações dos Bombeiros Voluntários. Em 2002, assume o cargo de Maestro o Sr. Cornelis Tjitte Ros.

Em 2003, por questões legais a banda sai dos Bombeiro e em 05 de Junho de 2003 o Sr. Zeferino Ferreira com um grupo de amigos, constituiu por Escritura a ASSOCIAÇÃO CULTURAL E RECREATIVA ESCOLA DE MÚSICA SAMBRAZENSE – ACREMS. Foi alterado o nome da Banda para BANDA DE METAIS SAMBRAZENSE.

Em reunião de Direcção no dia 27 de Julho de 2006, foi decidido extinguir a Banda de Metais e criar a FILARMÓNICA SÃO BRÁS, por ser mais fácil adquirir apoios para uma Filarmónica e ser essa a intenção desde 1997 uma vez que já existiu uma filarmónica em São Brás de Alportel até aos anos 50. Assim foram então comprados, pela Associação, 9 Clarinetes e 3 Flautas, instrumentos indispensáveis para uma Filarmónica. No dia 25 de Março de 2007, (dia da Comemoração dos 50 anos do Tratado de Roma) apresentou-se pela primeira vez em público a Filarmónica de São Brás.

Em 25 de Abril de 2007, foi comunicado pelo Maestro Cornelis Ros, que iria em breve sair de Portugal, voltando definitivamente para o seu Pais, só podendo assumir a Regência da Filarmónica até Junho de 2007. Como Já estava, anteriormente assumido, o compromisso de actuação na Feira da Serra nos dias 27, 28 e 29 de Julho de 2007, o Maestro Cornelis Ros, aceitou reger a Filarmónica pela última vez.

Foi então contactado para Maestro o Professor Albano Neto, que se prontificou para assumir a direcção musical e para reformular e administrar aulas na Escola de música a partir de Outubro de 2007. A Banda Filarmónica continua actualmente em formação e é composta neste momento por cerca de 15 músicos formados na sua Escola de Música.

Organiza anualmente o Ciclo de Bandas Filarmónica – São Brás de Alportel que terá a sua terceira edição em 2010.

Morada: Oficina dos Sons, Rua dos Bombeiros Voluntários
CP: 8150-137, São Brás de Alportel