Banda Filarmónica SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos

A SAMP, Sociedade Artística Musical dos Pousos, tem na sua origem uma filarmónica, ainda hoje pedra angular da instituição. Foi fundada em 1873 pelo Barão de Viamonte, e manteve actividade ininterrupta da fundação à actualidade. Como na generalidade das bandas filarmónicas portuguesas, os seus serviços são maioritariamente festas religiosas, procissões, concertos, arruadas, festivais e cerimónias públicas. Hoje a filarmónica é constituída por quase 60 músicos dos 9 aos 65 anos, dos quais alguns se tornaram profissionais. Para além dos serviços que sempre realizou, alargou a sua actividade ao mercado das corridas de touros e à realização de master class de direcção com convite a alguns dos melhores maestros internacionais na área das orquestras de sopro. Depois de ter como directores musicais os maestros da banda militar de Leiria, da fundação aos anos 40, passou a recrutar e formar na sua escola os seus maestros, dos quais se destacam Joaquim Lopes e actualmente Alberto Roque.

Maestro: Alberto Roque

Morada: Rua Coronel José Pereira Pascoal - Pousos