De momento não existem eventos registados
Banda Musical de Gondomar
Clique na imagem para ver o tamanho original
Em 1850 o reverendo Padre João Ramos das Neves, conhecido por Padre João da Torre, organista, criou um terceto para animar as festividades religiosas. Depois o mesmo Padre, iniciou o ensino da música e entre os seus interessados alunos em aprender, encontrava-se Damião Monteiro.
Manuel Ramos de França, do Lugar do Paço, freguesia de S. Cosme – Gondomar, com outros elementos juntou-se ao grupo de alunos existentes e a expensas próprias, compra os instrumentos necessários à formação de um agrupamento musical. Este agrupamento teve como regente Damião Monteiro que, apesar dos seus 17 anos, demonstrou grande competência. O primeiro concerto por este agrupamento musical que passou a designar-se Banda Monteiro, realizou-se no Monte Crasto em Abril de 1863.
Damião Monteiro, em 1907, entregou a Banda ao seu filho mais velho Domingos, que além de maestro revelou-se como compositor, deixando várias e interessantes obras. É Domingos Monteiro responsável pele organização e modernização da Banda, ajustando o ensino da música aos moldes académicos vigentes na época.
Em 1935 a Banda é entregue ao seu filho Tertuliano de Moura Monteiro que assumiu a direcção artística até ao ano de 1965. Então por motivos profissionais entrega a regência ao seu primo António Monteiro, ficando este, durante quatro anos, à frente da Banda. Pela sua idade já avançada é em 1970 substituído por David Monteiro que ocupa o lugar apenas três anos.
No ano de 1973 a Banda foi regida por Manuel Vieira Martins. Ano de enormes vicissitudes, mas que preparou o regresso em 1974 de David Monteiro que volta a estar na regência até 1980.
Neste período acumula as funções de regência com as de professor da escola de música.
Em 1973, com a aprovação dos estatutos a “Banda do Monteiro” transformou-se numa Associação sem sede própria mas apoia da pelas associações de Gondomar que sempre franquearam as suas sedes para as reuniões e ensaios onde se destacam o Clube dos Caçadores de Gondomar, os Bombeiros Voluntários de Gondomar durante os mandatos presididos pelo senhor Jeremias Neves, o Orfeão de Gondomar e a Congregação dos Padres Capuchinhos de Gondomar, de onde saiu para a sua própria sede, inaugurada a 11 de Outubro de 1998.
Construída em terreno oferecido pelo sócio benfeitor, Senhor José Tomé de Castro Moutinho, e que foi edificada com a ajuda da Câmara Municipal de Gondomar e outra entidades oficiais para além do precioso auxílio de alguns benfeitores.
Em 1981 é um bisneto do fundador, Dr. Guilhermino Monteiro, que assume a regência da Banda, continuando a escola sobre a batuta de David Monteiro.
Em 1986, após um interregno de vinte anos, volta a assumir a direcção da Banda Tertuliano Moura Monteiro, que, em 1991 a entrega a David Araújo, a quem sempre deu apoio.
A época de 2000 decorreu sobre a regência de um antigo músico, Júlio Augusto Cunha Santos, que garantiu a continuidade num momento muito difícil, com a exclusão do anterior maestro.
Sucede-lhe em 2001 António Manuel Monteiro Ventura, sendo o responsável pela direcção artística e pela formação dos jovens que procuram na escola a aprendizagem musical. Em Outubro de 2006 por motivos profissionais, abandona a Banda.
De Outubro de 2006 a Junho de 2010, a direcção artística da Banda Musical foi assumida pelo Maestro Luís Macedo.
Em 2010, com a eleição dos novos Corpos Sociais, a colectividade entrou numa nova fase da sua vida e desde então foram várias as alterações ocorridas. Além da intervenção na Banda Filarmónica, com uma alteração na Direcção artística da Banda que passou a ter à frente dos seus destinos o jovem Maestro Luís Carvalhoso, deu-se um forte impulso na Academia de Música, tendo hoje já mais de 120 alunos nos mais diversos instrumentos, relançou-se o grupo de música popular portuguesa LITOS, QUINHAS e OS BANDALHOS que além do lançamento de um CD já teve várias actuações na televisão, criou-se o BMG Chorus que já participou em diversos concertos, dinamizou-se a Orquestra Ligeira e o Quarteto de Jazz, lançou-se um quinteto de metais (OS ERUDITOS) que além do lançamento de um CD tem já realizado um conjunto muito significativo de concertos, etc.
O nível exibicional da Banda Filarmónica tem vindo a subir de modo visível, sendo cada vez maior o prestígio que vem conseguindo e a exigência nas festas e romarias em que vem actuando, ombreando cada vez mais com as mais prestigiadas congéneres.
Dados da Banda
Morada: Rua Banda Musical de Gondomar - 86 S. Cosme
CP: 4420-039 GONDOMAR
Telefone: 224630340
E-mail: bandamusicalgondomar@gmail.com
Website: http://www.facebook.com/#!/bandamusicalgondomar