Banda Musical de Lagares

A Banda Musical de Lagares, fundada em 1900, com uma longa história ao serviço da cultura musical filarmónica, tem sede na Rua da Escola nº145, na Freguesia de Lagares, Concelho de Penafiel, tem vindo a colaborar, desde a sua fundação, em inúmeras atividades religiosas e culturais por todo o norte de Portugal na companhia das mais prestigiadas Bandas.

Com um currículo relevante onde se destaca a atribuição de duas medalhas de ouro em 1996 e em 2000, ambas de mérito Municipal, pelo seu trabalho relevante em prol da música e da cultura, a participação e organização em intercâmbios culturais onde se destacam duas viagens ao Luxemburgo em 2002 e 2007, ao arquipélago dos Açores à ilha de S. Miguel – Candelária em 2008 e a Valladares – Vigo em 2016 a convite da Unión Musical de Valladares e a gravação de dois CD em 2000 e 2007.

A secular Banda Musical de Lagares é hoje constituída por 66 jovens músicos, com um repertório variado e apresenta-se sobre a orientação artística do maestro Prof. Alberto Vieira, desde 2008. Destaca-se pela sua exigência quanto à postura, qualidade musical, juventude, organização e ambição artística patente nas diversas actividades que participa.

É, por isso, longa a sua tradição e experiência em atividades religiosas e culturais. Por todo o historial de referência e pelas provas dadas na boa relação que sempre pautou nas suas participações em romarias e eventos culturais, a Associação Musical e Recreativa de Lagares, entidade gestora da referida Banda, é hoje entidade de utilidade pública desde 30 de Julho de 2010.

Morada: Rua da Escola Nova, nº145
CP: 4560-185 Lagares - Penafiel