De momento não existem eventos registados
Banda Musical de São Tiago de Silvalde
Clique na imagem para ver o tamanho original
A Banda Musica! de São Tiago de Siivalde teve a sua origem na Tuna Orfeão de Siivalde.
A data exacta da transformação da Tuna em Banda, assim como a data indicada para o início de funções da 1.ª Direcção não é consensual.
Oficialmente, a 1.ª Direcção da Banda Musical remonta ao ano de 1960.
Há mais de vinte anos que a casa de ensaios e sede dos corpos sociais, a terceira que conhece desde a sua fundação, esta situada no edifício sede da Junta de Freguesia de Silvalde.
Desde Sebastião Ribeiro, ainda no tempo da Tuna, a Filipe Fonseca, o actual, vários foram os maestros que contribuíram para o desenvolvimento da colectividade. Especial destaque deve ser feito ao maestro André Serrano, o 1.º maestro após a transformação da Tuna em Banda e que a dirigiu por cerca de duas décadas, sendo ainda hoje bastante recordado.
Quando a Banda começou a sua actividade não possuía ainda fardamento adequado. Foi no dia 17 de Julho de 1960, dia da comunhão solene em Silvalde e do casamento de um dos músicos que se estreou a 1.ª farda. Este facto é um dos motivos apontados para que a 1.ª presidência oficial seja datada desse mesmo ano.
Seguiram~se 7 fardas, que assim como os instrumentos, se foram renovando.
A faceta inovadora desta Banda remonta à década de 60 altura em que permitiu a entrada de mulheres como instrumentistas (facto hoje banal), tendo mesmo sido das primeiras do pais.
Das actividades que a Banda tem desenvolvido há a realçar a participação nas festas da freguesia e da paróquia. É também vulgar oferecer concertos à comunidade silvaldense, com especial realce para o Concerto de Natal e Concerto de Abertura de Época, e, mantém a tradição de anunciar as Boas Festas à comunidade.
Contudo, não é só na freguesia que se regista a actividade da Banda. É convidada todos os anos para participar e abrilhantar as festas de cariz religioso em várias localidades no nosso pais, tendo também participado uma vez nas festas da Corunha, a convite desse município.
Entre 7 e 15 de Maio de 2008, a Banda Musical S Tiago de Silvalde deslocou-se a França, à Vila de Castelneau de Medoc, situada na zona de Bordéus, tendo sido convidada pela Associação Franco-portuguesa de Medoc e pela respectiva Comissão de Festas, composta na sua maioria por portugueses, alguns dos quais naturais do concelho de Espinho.
Outras formas de a Banda promover e divulgar a sua actividade passam pela participação em diversos eventos promovidos pela Câmara Municipal de Espinho, como a Feira das Colectividades na Nave Polivalente e os encontros de Bandas na cidade de Espinho, Festa da Cerveja, animação da actual Alameda 8 e Festival TUCATULA.
No dia 18 de Abril de 2010 participa no Festival de Bandas – Filarmonia ao mais alto nível, II Ciclo, 2.ª Edição, realizado no EUROPARQUE, em Santa Maria da Feira.
O palco do Centro Cultural de Mortágua recebeu, no dia O5 de Junho de 2010, a Banda Musical S. Tiago de Silvalde na XVIIIª edição do Festival de Bandas organizado pela Filarmónica dessa cidade, contando ainda com a presença da Banda Marcial Ribeiradiense.
Nos dias 26 de 27 de Junho de 2010, a Banda participou no Palco Cultural e na Mostra das Actividades, no âmbito da Missão 2010 – Festa da Solidariedade e dos Povos, organizado pelo Secretariado das Migrações da Diocese do Porto.
Em Julho de 2010 efectuou o primeiro concerto na Festa das Tasquinhas, promovida pela Junta de Freguesia de Sllvalde, aquando do aniversário da elevação de Silvalde a Vila.
Retribuindo o convite da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República a Banda adere à iniciativa – Bandas em Uníssono, no dia 05 de Outubro de 2010, tendo executado o Hino Nacional em frente à sua sede.
Ainda em Outubro de 2010, no dia 10, marca presença no Desfile de Bandas organizado pelo Governo Civil de Aveiro pela passagem do seu 175° Aniversário.
Do seu registo discográfico, constam 2 CD’s. O 1° gravado em 2000 e o 2° a 13 de Outubro de 2007, afirmando a vontade em divulgar o bom trabalho que se tem vindo a desenvolver.
Ao trazer crianças para a sua escola, a Banda Musical de São Tiago de Silvalde tem certamente assegurado a sua continuidade. A instrução é contínua tendo contado com pessoas como o Sr. José Pacheco e Mónica Góis que se dedicaram como monitores do ensino dos mais novos, até Março de 2010. Desde então, com a criação de Turmas de Formação Musical e Classes de Instrumento a Escola de Música aproxima-se dos modelos de ensino oficiais com níveis de aprendizagem progressivos.
Dados da Banda
Presidente: Fernando Ferro
Maestro: Filipe Fonseca
Morada: Largo da Igreja (sede da Junta de Freguesia)
CP: 4500 – 474 Silvalde / Espinho
Telefone: Presidente: 917845379 / Secretária: 91384 42 86 / Maestro: 913802119
E-mail: geral@banda-stiago-silvalde.net
Website: http://www.banda-stiago-silvalde.net/