Banda Musical de Torre de Ervededo

Clique na imagem para ver o tamanho original

Esta Banda Musical tem a particularidade de ter sido fundada duas vezes: uma em 1917 e outra 70 anos mais tarde, a 14 de Maio de 1987.

Os motivos do seu desaparecimento em 1959 são desconhecidos, mas adivinha-se a falta de recursos na altura.

No verão de 1989, e pela mão do saudoso Maestro Laurentino Macedo, a Banda dá (re)início à sua actividade artística.

A Associação Cultural e Recreativa da Torre de Ervededo relança, assim, a desaparecida Banda com dinheiros provenientes, na sua maior parte dos emigrantes, amigos e habitantes da aldeia.

Actualmente, e desde Outubro de 2015, o seu director artístico é o Maestro Ricardo Lopes, jovem Maestro “nascido”  na nossa Escola de Música e com um percurso musical notável que o leva hoje a assumir naturalmente a liderança da Banda Musical.

A Banda conta neste momento com 45 elementos, com idades compreendidas entre os 10 e os 70 anos.
Possui ainda uma Escola de Musica com cerca de 22 alunos.

A composição da banda é diversificada. Torna-se importante frisar que esta é composta na sua maioria por elementos que se reúnem depois dos seus empregos, ou dos seus estudos, e se entregam à música com esforço e dedicação.

Alguns dos seus músicos frequentam ou frequentaram Escolas Profissionais e Conservatórios de Música, nomeadamente a Academia de Música de Chaves, conciliando, muitas vezes, os estudos musicais com as atividades letivas ou atividades profissionais.

Obtém-se, assim, um grupo multifacetado mas coeso.

A Banda Musical da Torre de Ervededo, através da sua actividade Cultural e Recreativa, tem contribuído para o enobrecimento do contexto cultural da região transmontana.


Dados da Banda

Morada: Largo do Pelourinho
CP: 5400 - 628 TORRE DE ERVEDEDO
Telefone: 276 915162
E-mail: acr.torre.ervededo@gmail.com
Website: http://acr-torre-ervededo.com