Banda Musical e Artística da Charneca

Clique na imagem para ver o tamanho original

A Banda Musical e Artística da Charneca, deu os primeiros passos da sua formação em meados de maio de 1981 através de um grupo de músicos, António de Oliveira Ramos, António Júlio da Cunha, Óscar Manuel Cleto, Alberto de Oliveira, José Salgado Morais, Virgílio Ferreira, Manuel Saraiva, Acácio Pereira e Salvador Azevedo,  com o apoio da Junta de Freguesia da
Charneca/Lisboa, que tinha no executivo dois músicos, José Rodrigues Varandas e Emídio da Conceição Pinheiro. Estes elementos foram os responsáveis pela criação de uma Banda Filarmónica na Charneca comprometendo-se a tocar nas Festas de São Bartolomeu em Agosto de 1981.

A sua fundação oficial (em Diário da República) só veio a ter lugar em 21 de Outubro de 1983.

A Banda Musical e Artística da Charneca é composta por cerca de 45 elementos, formados praticamente na totalidade na sua escola de música que desempenha um papel activo na formação musical dos jovens e na ocupação dos seus tempos livres, mantendo uma actividade ininterrupta desde a sua criação em 1981.

Destacamos a realização de 25 Festivais de Bandas Amadoras com a presença de dezenas de Bandas Filarmónicas, oriundas de diversos pontos do País, o qual foi denominado por “Festival de Bandas Vitalino Alves Luís” desde 2016.

A Banda é dirigida pelo maestro Joaquim Serra Saraiva (desde 1982).


Dados da Banda

Morada: Campo das Amoreiras
CP: 1750-021 Lisboa
Telefone: 217 585 070 | 960 045 360
E-mail: bandamacharneca@gmail.com
Website: