Banda Musical S. Martinho de Fajões

A Banda Musical S. Martinho de Fajões é uma ASSOCIAÇÃO DE DIREITO PRIVADO E UTILIDADE PÚBLICA (NVIS:502087331/QAE:9000001), com existência legal desde 10 de Março de 1953, por alvará nº20 do Governo Civil de Aveiro. Esta Associação possui sede própria no lugar do Cruzeiro da vila de Fajões, concelho de Oliveira de Azeméis e a sua fundação remonta a Junho de 1926, sob a denominação de Tuna Invicta de Fajões. A evidente evolução da banda nos últimos anos é o resultado de uma reestruturação profunda na sua escola de música, que conta com mais de 100 alunos. A Orquestra Juvenil da referida escola é uma componente activa na dinâmica desta colectividade. A Banda tem actuado com sucesso em diversos pontos do país. Interpreta obras que aborda vários estilos musicais desde as transcrições para banda passando pelas ligeiras, marchas até às tradicionais obras de cariz mais popular. Apresenta-se regularmente em actividades culturais como concertos, festas populares e religiosas, desfiles, comemorações, entre outras. Em 2001 foi editado o primeiro trabalho discográfico intitulado “Carnaval de Veneza”. Foi feita uma edição doméstica de um outro trabalho discográfico em 2008, com a gravação de um concerto ao vivo no Europarque, com a presença do solista Jorge Almeida, chefe de naipe dos trompetes da Orquestra Sinfónica Portuguesa. Por esta banda, passaram diversos maestros. Nos últimos dez anos esta banda esteve sob a direcção artística do maestro Américo Nunes, maestro António Moreira Jorge e é desde 2009, responsabilidade do maestro Bruno Costa. Do corpo musical fazem parte 69 músicos. É em Outubro de 2010 que a referida colectividade assinala a sua primeira internacionalização em Lucé – França, conquistando honrosas críticas artísticas dos jornais locais. Graças a muito trabalho e dedicação, ao longo de quase um século, a banda resistiu a algumas adversidades e tem-se mantido a um alto nível artístico, dignificando assim todo o povo Fajoense.

Morada: Rua Banda da Música- Fajões - Oliveira de Azeméis
CP: 3700-355 FAJÕES