Banda Recreativa União Pinheirense

Clique na imagem para ver o tamanho original

A Banda Recreativa União Pinheirense é uma Instituição de Utilidade Pública Administrativa, reconhecida em Conselho de Ministros de 02-05-1996 e certificada em 19-07-1996 pelo Governo Civil de Aveiro.

Esta tem sede própria no lugar de Pinheiro, freguesia de S. João de Loure, inaugurada em 1972. Foi edificada sob iniciativa do Dr. Fausto Xavier e do Sr. Manuel Dias da Fonseca com o apoio do Governo Civil de Aveiro, da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e de todo o povo do lugar de Pinheiro.

A Banda surgiu nos anos 40 sob iniciativa de algumas pessoas do lugar de Pinheiro que, muito de si, deram a esta colectividade para que ela desse os primeiros passos.

Inicialmente, era formada com bastantes elementos ensinados pelo Sr. Mário Correia de Miranda e com elementos que, entretanto, há algum tempo, se haviam desentendido e deixado a Banda existente na mesma freguesia.

Apesar da colectividade em si já existir há algum tempo e dos elementos já terem saído para a rua em arruada (ainda sem fardamento), a sua primeira actuação foi em Maio de 1948 nos festejos de N.ª Sr.ª de Fátima, no Lugar de Pinheiro. Em 26 de Novembro desse mesmo ano, foram publicados os Estatutos do Governo Civil de Aveiro ficando, nesta data, oficializada a constituição da Banda Recreativa União Pinheirense.

Com cerca de 60 elementos, trata-se da Banda de Música mais jovem do Concelho de Albergaria-a-Velha. O seu primeiro Maestro foi o Professor Joaquim Marques Baeta, natural do lugar de Pinheiro, tendo-se seguido outros, como David Nunes, Fernando Lages, Jonathan Costa, Fernando Alves, José Tiago Correia, sempre com o objectivo de elevar o nível artístico da Banda, sendo desde Novembro de 2015 dirigida pelo Maestro Adriano Sabença.

Interpreta obras que abrangem vários estilos musicais desde as eruditas passando pelas ligeiras, marchas até às tradicionais obras de cariz mais popular. Realiza também concertos com cantores e com Coros dando assim dar a conhecer outras formas de apresentação de Concertos de Bandas filarmónicas. Apresenta-se regularmente em actividades culturais como Concertos, Festas Populares e Religiosas, Desfiles, Comemorações, entre outras.

A Banda aposta também noutras vertentes musicais, designadamente numa Orquestra Juvenil e numa Orquestra Ligeira. A sua Orquestra Juvenil, além das actuações que realiza nas proximidades, marcou já por consecutivas vezes presenças no programa das manhãs da RTP “Praça da Alegria”.

A sua reconhecida valia permitiu-lhe ter já editado 3 Cd´s, sendo o último dedicado ao Maestro e compositor Capitão Amílcar Morais.

Convidada pela comissão organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na Cidade de Newark, nos Estados Unidos da América, A Banda União Pinheirense, participou em Junho de 2006 neste grandioso evento, tendo actuado para milhares de pessoas não só de nacionalidade portuguesa e americana como também de muitas outras nacionalidades. Em Junho de 2008, a Convite do Município de Campolameiro, região de Pontevedra e da Banda de Música de Campolameiro, esteve em Campolaeiro, onde participou num Encontro Internacional de Bandas de Música, onde mais uma vez não faltaram enormes elogios. No ano de 2014, deslocou-se á ilha Terceira – Açores onde este em intercambio com a Sociedade Filarmónica Rainha santa isabel das Doze Ribeiras.


Dados da Banda

Morada: Rua Principal, 82 Pinheiro
CP: 3850-767 São João de Loure
Telefone: 234 932 396 | 962 765 218
E-mail: bandapinheirense@gmail.com
Website: