Banda Sinfónica Portuguesa

Clique na imagem para ver o tamanho original

Sediada no Porto, a Banda Sinfónica Portuguesa foi criada em Novembro de 2004 por um grupo de cerca de 70 jovens instrumentistas.

A BSP teve o seu concerto de apresentação no dia 1 Janeiro de 2005 no grande auditório do Teatro Rivoli do Porto onde também gravou o seu primeiro CD, tendo entretanto recebido um importante apoio por parte da Culturporto e mais tarde da PortoLazer na divulgação e expansão do seu projecto. Em Abril de 2010, lançou o seu álbum “A Portuguesa” com obras exclusivamente de compositores portugueses, num concerto realizado no auditório da Faculdade de Engenharia do Porto.

A partir de Janeiro de 2007, a BSP é convidada pela Fundação Casa da Música a apresentar-se regularmente na Sala Guilhermina Suggia, onde tem vindo a interpretar regularmente um conjunto de obras originais de compositores de renome mundial, algumas delas até em primeira audição.

Ao longo dos seis primeiros anos de actividade, a BSP possibilitou, na maioria dos seus concertos, a apresentação de talentosos solistas, entre os quais, Paulo Areias (Oboé), João Pedro Santos, Diogo Ferreira e Vicente Alberola (Clarinete), Nuno Simões (Percussão), Jean-Yves Fourmeau, Gilberto Bernardes, Hugo Marinheiro, Filipe Fonseca, Ricardo Pires e Mário Marques (Saxofone), Jorge Almeida, Hugo Santos, Telmo Barbosa, Pierre Dutôt e Manuel Luís Azevedo (Trompete), Ricardo Matosinhos e Hélder Vales (Trompa), Marco Rascão e Nuno Martins (Trombone), Sérgio Carolino (Tuba), Marco Pereira (Violoncelo), Fernando Marinho e Herlânder Sousa (Flauta), José Luís Represas (Gaita de Foles), Quarteto de Saxofones do Porto, Quinteto de Metais Carnyx e Quinteto de Sopros Avent-Garde.

Outros objectivos passam pela iniciativa pedagógica de levar a cabo masterclasses de instrumento com professores de reconhecido mérito artístico, bem como Cursos de Direcção de Banda (contando já com 9 edições) orientados pelos prestigiados Maestros Marcel van Bree, Jan Cober (Holanda) Douglas Bostock (Inglaterra), José Rafael Vilaplana (Espanha) e Eugene Corporon (E.U.A.).

Maestros internacionalmente reputados como Jan Cober, Douglas Bostock, José Rafael Vilaplana, Alex Schillings e Eugene Corporon dirigiram a BSP com enorme sucesso, tendo considerado este projecto como extraordinário e de uma riqueza cultural enorme para Portugal. Aliás, a BSP tem vindo a receber até ao momento as melhores críticas, não só do público em geral, como também de prestigiados músicos nacionais e estrangeiros. Fernando Marinho e Avelino Ramos, jovens maestros portugueses dirigiram também esta orquestra.

Destacam-se a realização de concertos nos principais teatros de norte a sul do país, Teatro Monumental de Madrid (RTVE) Teatro Principal de Pontevedra (Galiza) e Rosalia de Castro (Corunha) e participações nos Certames Internacionais de Boqueixón e Vila de Cruces (Espanha).

A BSP obteve em Abril de 2008 o 1º prémio no II Concurso Internacional de Bandas de La Sénia na Catalunha (Espanha) na 1ª secção e igualmente o 1º prémio na categoria superior (Concert Division) do 60º aniversário do World Musci Contest em kerkrade na Holanda em Outubro de 2011, com a mais alta classificação alguma vez atribuída em todas as edições deste concurso que é considerado o “campeonato do mundo de bandas”.

A Banda Sinfónica Portuguesa é uma Associação cultural, sem fins lucrativos, apoiada pela Academia de Música de Costa Cabral – Porto (escola de ensino especializado da música oficializada pelo Ministério da Educação), pelo Conservatório de Música do Porto e financiada pela Direcção Geral das Artes do Ministério da Cultura.

Dados da Banda

Presidente: Pedro Silva