Filarmónica da Guia – Associação Artístico-Cultural

A Filarmónica da Guia – Associação Artístico-Cultural foi fundada a 27 de Maio de 1980 por iniciativa do Sr. Joaquim da Silva Carreira que, após várias diligências pelos lugares circunvizinhos da Guia, reuniu um grupo de habitantes de entre os quais se destaca um dos maiores financiadores da actualidade, o Exmo. Sr. Comendador José Maria Duarte Júnior, que suportou a aquisição de todo o instrumental e todo o fardamento iniciais, desenhado pela sua esposa Exma. Dª Lucília.
Em 2005, durante as celebrações das suas Bodas de Prata, esta Associação conseguiu finalmente realizar um sonho antigo. No dia 3 de Julho foi inaugurada a sua própria sede, uma vez que até então tinha utilizado alguns espaços cedidos quer pela Junta de Freguesia quer também pelo muito amigo desta Filarmónica o Exmo. Sr. Comendador José Maria Duarte Júnior.
A sede da Filarmónica foi um projecto concebido e concretizado com um grande objectivo, o de ser o principal pólo cultural da região e um dos principais ao nível do Concelho. Além disso, esta Associação possui um autocarro próprio para todas as suas deslocações pelo país.
A sua actividade tem sido pautada por actuações em diversos eventos religiosos, festas civis e populares nas diversas freguesias do seu concelho (Pombal) e dos concelhos vizinhos (Leiria e Figueira da Foz). Tem participado também em encontros de bandas, festivais e recepções a entidades civis, militares e religiosas. Além disso, tem estado regularmente presente nas festas do Bodo, em Pombal e na Fago – Feira de Actividades Económicas da Guia.
Ao longo destes anos foram passando vários maestros, desde o fundador Exmo. Sr. Joaquim da Silva Carreira, seguindo-se o Exmo. Sr. Augusto César Oliveira e o Exmo. Sr. Luís Claudino Vieira.
Actualmente a Filarmónica da Guia conta com um activo de 40 executantes, sendo a sua maioria alicerçada no trabalho desenvolvido pela sua Escola de Música, impulsionada em 2006, pelo actual maestro da Filarmónica: o Exmo. Sr. Gualdino Branco. Em pleno funcionamento, esta Escola de Música tem fomentado o crescimento do jovem músico, fornecendo ensinamentos teóricos e práticos necessários para a saudável prática musical.
A Escola de Música da Filarmónica da Guia organiza anualmente, desde a sua abertura, um Curso Intensivo de Aperfeiçoamento Musical dirigido a alunos e filarmónicos de todos os níveis. O enriquecimento musical e o convívio promovidos têm sido bem sucedidos, ano após ano, como pôde ser comprovado com a grande afluência de músicos de outras filarmónicas, não só do nosso concelho como dos concelhos de Tomar, Leiria e de Viseu.

Morada: Rua do Barreiro - Apartado 30
CP: 3105-089 GUIA - POMBAL