Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva

A Soc. Fil. Artistas de Minerva foi fundada em 21.05.1876, com 17 músicos. A sua criação ficou a dever-se a divergências políticas de alguns músicos que pertenciam à Filarmónica existente e que resolveram abandonar a mesma. Foi alcunhada de " Os Turcos " e passou a ser conhecida por " Música Nova ". Entre 1895 e 1908, sob a regência do Mestre Pires, esta Banda conheceu o ponto mais elevado da sua existência. Durante a sua longa vida ganhou alguns prémios e foi reconhecido o seu valor cultural: 1º Prémio do Certame Musical realizado em Silves em 1895; 1º e 2º Prémios do Certame Musical realizado em Faro em 1908; Medalha de Cobre do 2º Congresso da FSER; Diploma de Mérito Associativo pelos 114 anos de existência efectiva pela FPCCR; Medalha de Ouro de Instrução e Arte da FPCCR e Medalha de Mérito Municipal (Grau Prata) pela Câmara Municipal de Loulé em Maio de 1993. Participa regularmente em Festivais de Bandas Filarmónicas em Portugal e Espanha. Organiza anualmente o Certame Musical " Ciclo de Bandas de Música-Municipío de Loulé ", vários Master Class, concertos de Orquestras Sinfónicas, concertos de Bandas Militares e concertos com outros Grupos de Música. A sua Escola de Música funciona de 2ª a 6ª Feira com 3 monitores nas Disciplinas de Instrumentos de Sopro, Percussão, Formação Musical e Classes de Conjunto, sendo a sua frequência gratuita. Não possuindo sede própria a Soc. Fil. Artistas de Minerva conta com total apoio da Câmara Municipal de Loulé no pagamento das actuais instalações e com Contrato Programa para desenvolvimento das suas actividades. É geminada com a Banda de la Escuela de Música de Punta Umbria (Huelva). É composta por 48 músicos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 08 e os 64 anos. O seu Director Artistíco é José Francisco Lucio Branco.

Maestro: José Branco

Morada: Travessa Júlio Dantas, nº 8 Apartado 148