Sociedade Filarmónica Comércio Indústria da Amadora

Fundada a 2 de Agosto de 1959, a Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria da Amadora (SFCIA) nasceu do entusiasmo e vontade de alguns residentes na Amadora de então. O seu objetivo era fazer música e integrá-la na vida dos habitantes locais. Para concretizar aquilo a que se propunham, procuraram apoios no Comércio e Indústria da cidade da Amadora, assumindo assim a sua designação conforme esse mecenato. Em 1986, a SFCIA foi agraciada pela Câmara Municipal da Amadora com a Medalha de Prata de Mérito Municipal. Mais tarde, em 1997, por unanimidade de todas as forças políticas representadas na autarquia, foi atribuída à banda da Medalha de Prata de Mérito e Dedicação, também da Câmara Municipal. Desde 1999, cumprindo o desejo de alunos e associados, a SFCIA conta com uma Banda Juvenil, dando prolongamento à Escola de Música através da integração dos seus alunos nesta classe de conjunto. O assinalável progresso artístico e o entusiasmo deste trabalho têm sido alvo de admiração e elogio, por parte do público. Em 2005, o trabalho desenvolvido pela banda foi registado num CD comercializado, a juntar aos inúmeros concertos gravados ao vivo. Já em 2013, a SFCIA foi distinguida com o estatuto de Instituição de Utilidade Pública, coroando um percurso de persistência e reforçando as condições para levar a cabo as iniciativas da Sociedade. No passado ano 2014, a banda da SFCIA participou no 5º Concurso Internacional de Bandas do Ateneu Artístico Vilafranquense; em Maio de 2016 a participação da banda no 6º Concurso Internacional de Bandas do Ateneu Artístico Vilafranquense,  onde concorreu à 2ª Categoria e Tauromaquia, reflete um trabalho intenso, que se traduziu no 2º lugar no prémio de cariz sinfónico. Membro-fundador da Federação de Bandas de Lisboa, a Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria orgulha-se do seu estatuto de embaixadora do município, contribuindo para o engrandecimento e difusão da cidade da Amadora por todo o país. Sob a regência do Maestro Hélder Gonçalves desde 2014, a banda é atualmente composta por cerca de quarenta e cinco elementos, na sua maioria jovens com formação na escola de música da SFCIA e muitos deles a frequentar o Conservatório.

Presidente: Joaquim Rocha

Morada: Rua Elias Garcia - 304 1.º dto