Sociedade Filarmónica Maiorguense

Fundada no início da década de 80 do século XIX, a 1 de Janeiro de 1884, a Banda da Sociedade Filarmónica Maiorguense, criada por um grupo de Maiorguenses visionários, com gosto pela arte e cultura, teve a sua primeira atuação nesse mesmo dia com a orientação do professor e primeiro Maestro, o Capitão Canário. Existindo estatutos nessa época, apenas chegaram às mãos da Direção uns estatutos aprovados no Governo Civil de Leiria, em 9 de Abril de 1943, data a partir da qual, esta instituição centenária se tornou de Utilidade Pública.

A Sociedade Filarmónica Maiorguense possui instalações próprias, inacabadas, que funcionam desde o ano de 1995. No ano de 2003, foi pela primeira vez utilizado o grande salão do Centro Cultural, espaço esse onde a sua Banda actua para toda a comunidade nos concertos e eventos que lá realiza. Por lá já actuaram algumas das melhores bandas e orquestras do país como é o caso das bandas das forças armadas portuguesas. A SFM no seu espólio, conta com inúmeras recordações e prémios dos sítios por onde passou mas orgulha-se principalmente da medalha de prata da região de turismo de Leiria e a Medalha de Honra e Mérito Musical atribuída pela Confederação Musical Portuguesa no ano de 2015. Ao longo da sua existência, a Banda já participou em mais de 6000 eventos musicais por todo o país e estrangeiro, entre os quais festas, romarias, missas, procissões, concertos, touradas e festivais de música. De tantas, destacamos a deslocações em 1985, 1987 e 1998 a França (Cogolin e Paris) e em 2001 a Holanda (Diepenheim), para em todas participar em Festivais Internacionais de Bandas. Após um interregno de viagens longas, em Julho de 2012 a Banda deslocou-se pela primeira vez ao arquipélago dos Açores, onde actuou na bela Cidade da Horta na ilha do Faial, a convite da Sociedade Filarmónica Artista Faialense, por altura do seu V Festival de Bandas. No entanto, mais do que as viagens, é o orgulho de levarmos sempre o nome da instituição e de uma localidade a todos os recantos de Portugal e além-fronteiras que nos move para mostrar o que de melhor desenvolvemos em prol da cultura.

Oriundos das fileiras da Banda, ao longo dos tempos, formaram-se vários músicos que se tornaram profissionais ou fazem carreira musical quer como executantes ou como maestros nas mais variadas Bandas por esse país fora, muito graças ao funcionamento da sua humilde Escola de Música que conta com professores de mérito reconhecido que se esforçam por leccionar a arte da música aos nossos jovens aprendizes, essenciais para a renovação da Banda. Atualmente a Banda é composta por cerca de 45 elementos, sendo que a grande maioria tem menos de 25 anos. Recentemente, em 2015, a Sociedade Filarmónica Maiorguense enveredou por mais uma forma de arte, a Dança, federando a sua Escola na Federação Portuguesa de Danças de Salão, que já contava com alguns anos de existência, permitindo assim aos seus dançarinos a possibilidade de competirem e mostrarem os seus dotes a nível regional e nacional. A Direção artística da sua Banda de Música está a cargo do maestro Renato Tomás desde Junho de 2015.

Presidente: Olga Maria Reis Rodrigues
Maestro: Renato Tomás