Sociedade Filarmónica Louriçalense, fundada no mês de Dezembro de 1825 – Freguesia do Louriçal, concelho de Pombal.
A Sociedade Filarmónica Louriçalense surgiu após as Invasões Francesas ocorridas entre 1807 e 1810 sob os efeitos e consequências características das batalhas napoleónicas. Os registos relatam-nos inúmeros atos de vandalismo e assassinatos provocados pelas tropas invasoras na freguesia do Louriçal, pelo que podemos afirmar que a criação da filarmónica foi um aspeto positivo desse marco histórico. Assim, a sua estreia, segundo dizem as gentes, a tradição e os registos existentes, ocorreu pelas festas religiosas realizadas a 25 de Dezembro de 1825 no lugar de Foitos, Freguesia de Louriçal.
Indissociavelmente ligada à Vila e às Gentes da região, por motivos históricos e culturais, e apesar da sua longa existência, só em 1981 se constituiu oficial e juridicamente em Sociedade Filarmónica Louriçalense, por escritura pública lavrada no cartório notarial de Pombal, no dia 29 de Maio do referido ano. De notar que este marco documental deu início a um novo ciclo desta emblemática colectividade do Louriçal.
A Sociedade Filarmónica Louriçalense participa em projetos musicais a convite, realiza serviços religiosos, concertos na sua terra mas também por todo o país e no estrangeiro, mantém com grande dinamismo um corpo docente competente e qualificado que lhe permite a manutenção de uma Escola de Música com cerca de 30 alunos onde leciona Teoria Musical, diversos instrumentos de Sopro e Percussão, Classes de Conjunto, Coro Juvenil e Orquestra Juvenil, além de outros instrumentos musicais não tradicionais das bandas Filarmónicas, tais como Teclado (Piano).
Neste ano de 2017, a Sociedade Filarmónica Louriçalense comemora 192 anos de muitas vivências e experiências sociais, culturais, pessoais e familiares. É constituída por 35 músicos no seu efetivo e conta com a direção artística do Maestro Cláudio Leitão com percurso musical nesta casa, bem como entre estudos musicais e experiências em outras instituições reconhecidas.