Sociedade Filarmónica Maceirense

A Sociedade Filarmónica Maceirense foi fundada no dia 25 de Março de 1875, e manteve a sua actividade ininterrupta até à actualidade, sendo a Instituição Cultural mais antiga da Freguesia de Maceira-Leiria. Ao longo dos 138 anos de existência, recheados de consagrados êxitos artísticos, a Sociedade Filarmónica Maceirense tem realizado numerosas actuações em festas religiosas, desfiles cívicos, concertos públicos, concursos, entre outros, tendo actuado nos mais diversos lugares de Portugal. Organiza ainda Cursos de Direcção de Banda e anualmente o Festival de Bandas de Maceira. Foi-lhe atribuída, pela Câmara Municipal de Leiria, a Medalha de Cobre em Arte & Cultura e é detentora do Galardão do Município pela Acção Cultural e Divulgação da Música.Tem ainda a Medalha de Prata da Região de Turismo de Leiria. Em 1999 gravou o seu primeiro CD e nesse mesmo ano foi-lhe atribuído o título de Instituição de Utilidade Pública e no ano de 2003 a Banda participou na gravação do CD “As melhores Bandas Filarmónicas da Região de Leiria”. Em 2004 deu início ao projecto “Saltinotas” que consiste no ensino especializado para crianças dos 3 aos 9 anos. Em 2006 obteve o 3º lugar, 2º categoria, no “1º Concurso Internacional de Bandas do Ateneu Artístico Vilafranquense”e nesse mesmo ano gravou “marchas de procissão” para o catálogo da “Lusitanus Ensemble”. Em 2010 realizou um intercâmbio com a Filarmónica do Espírito Santo da Casa do Povo de São Bartolomeu de Regatos-Terceira-Açores, tendo actuado pela primeira vez fora de Portugal Continental. Em 2011 realizou um novo trabalho discográfico com o intuito de perpetuar no tempo toda uma qualidade e excelência que a banda alcançou durante toda a sua história, tendo a sua apresentação decorrido no Teatro José Lúcio da Silva-Leiria onde estiveram presentes mais de 700 pessoas. Em 2012 recebeu em Maceira a banda italiana “Banda Giovanille Città di Budrio-The B-Band” e deu início aos projetos “Pequeninotas” e “Maxinotas”. É maestro da banda o Srº Élio José Fortunato Fróis e presidente de direcção o Srº Rui Sampaio. Actualmente a Sociedade Filarmónica Maceirense já envolve perto de 200 pessoas, sendo a Banda Filarmónica constituída por 46 elementos. O projeto “Pequeninotas” conta com 12 alunos, o projeto “Saltinotas” conta com 49 alunos, o projeto “Maxinotas” com 24 alunos e frequentam a Escola de Música cerca de 42 alunos. Com um corpo docente de 8 professores habilitados, a Escola de Música da Sociedade Filarmónica Maceirense proporciona gratuitamente o enriquecimento musical a todos os que querem aprender música.

Maestro: Élio José Fortunato Fróis

Morada: Rua Cónego Pereira da Costa – Maceira