Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense

Com 128 anos de história é a coletividade mais antiga da Freguesia de Olivais – Lisboa e a sua atividade exerce-se, quase exclusivamente no campo da cultura musical, através da sua Centenária Banda e Escola de Música de onde saem na sua esmagadora maioria, os executantes que a compõem.

Fundada em 1 de Junho de 1886, a Banda de Música é na atualidade composta por cerca de 70 executantes com idades compreendidas entre os 12 e os 77 anos.

É dirigida desde Novembro de 2012, pelo Maestro Luís Filipe Henriques Ferreira.

Tem atuado nos mais variados pontos do país de norte a sul do continente e Espanha, com atuações quer em concertos exclusivos, quer nos mais variados espetáculos, assim como nos melhores encontros de bandas.

Foi agraciada em 7 de Junho de 1930 com o Oficialato da Ordem de Benemerência e tem sido distinguida ao longo da sua existência com outras condecorações, por outras entidades, pelo trabalho desenvolvido em prol da cultura. É Sócia Honorária da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura Recreio e Desporto da qual é a federada Nº. 16, sendo distinguida por esta Federação com as Medalhas de Ouro de Instrução e Arte; de Prata de Bem Fazer e Comemorativa de 75 de atividade; e Cobre de Reconhecimento, Mérito e de Homenagem.

Em Junho de 1986 por altura do 1º.Centenário foi distinguida pela Câmara Municipal de Lisboa com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, pelos serviços prestados no campo da cultura à Cidade de Lisboa.

Morada: Rua Alferes Santos Sasso
CP: 1800 - 011 LISBOA