Sociedade Filarmónica Veirense

Remonta, efectivamente, ao dia 19 de Março de 1870 a primeira aparição pública e oficial da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Veirense sob a regência do professor primário e seu primeiro maestro Joaquim Paulo de Albuquerque. Porém, todo o processo de constituição da banda é mais antigo já que remonta a Setembro de 1869, quando José Maria Cortes, seu fundador e grande latifundiário residente nesta Vila de Veiros, deu início a todo o processo. Os executantes desta banda pertenciam às mais variadas profissões (pedreiros, carpinteiros, sapateiros, trabalhadores agrícolas, entre outras). O esforço levado a cabo por estes homens no sentido de conciliar o seu trabalho e a aprendizagem da música foi, sem dúvida alguma, meritório não só porque possuíam uma fraca e, por vezes, inexistente formação escolar, mas também porquanto viviam numa época de grande agitação política e social. Ao longo de 138 anos de existência muitos foram aqueles que contribuíram para manter esta sociedade, mas entre eles destaca-se o grande benemérito desta casa e continuador da obra do seu tio, José Mota de Matos Cortes, infelizmente já falecido. Repleto de bons e maus momentos, há que salientar também todos aqueles, que de uma forma ou de outra, fazendo face às contingências dos tempos e às hostilidades diversas que não raras vezes se lhe impuseram, permitiram que esta banda chegasse aos nossos dias. A banda da Sociedade Filarmónica Veirense orgulha-se, ao longo do seu historial, de ter mantido ininterrupta a sua actividade musical ao longo da sua História. Nem sempre foram fáceis, nomeadamente em tempos mais recuados, todas as deslocações da banda. Contudo, faz parte do seu historial a participação em inúmeros encontros de bandas, corridas de touros, festividades religiosas e profanas, cerimónias oficias, intercâmbios e algumas participações na vizinha Espanha. Desempenhando uma prestimosa função nas áreas da cultura artística e recreativa, que muito valoriza a terra e a cultura musical da nossa região, em geral, a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Veirense conta actualmente com um quadro efectivo de 55 músicos, dirigido desde 7 de Abril de 1981 pelo Maestro Francisco António Bagorro Lopes. Além da banda, a S. F. V. conta com uma Escola de Música, frequentada por 40 alunos onde leccionam três professores: o Maestro Francisco Lopes e os Professores e músicos desta filarmónica, Luís Drogas e Mauro Barroso.

Morada: R. Espírito Santo, 11 - Veiros
CP: 7100 - 700 VEIROS ETZ