Sociedade Musical Alvarense

A Sociedade Musical Alvarense, mais conhecida por Banda Alvarense, foi fundada a 25 de Agosto de 1905 por um grupo de naturais de Casal de Álvaro, do qual faziam parte, entre outros, António Pires de Carvalho, José Figueiredo Neves, Joaquim Tavares Camelo, Manuel António Fernandes e José Pires de Carvalho.

O seu primeiro maestro foi João Gonçalves, um músico reformado da Banda do Exército. De 1905 a 1924 a Banda desenvolveu a actividade normal da época, actuando em romarias desde o concelho de Águeda a outras paragem pelo distrito fora. A Banda Alvarense manteve-se durante os tempos, firme e determinada a atingir os objectivos a que se propusera, continuando viva a activa até aos dias de hoje.

Para isso têm contribuido o abnegado esforço dos músicos, sócios, amigos e população Alvarense em geral, que não obstante a escassez de recursos, tem vindo a ultrapassar todas as dificuldades.

A Banda Alvarense tem Estatuto de Utilidade Pública, está devidamente organizada, as suas escolas de música são frequentadas por mais de 30 alunos e é composta por 58 elementos , 90% com idade inferior a 30 anos, quase todos a estudar em consevatórios de música de grau médio e superior.

A sua qualidade musical é das melhores do país. A actual direcção, composta essencialmente por jovens músicos da Banda, está fortemente empenhada na sua projecção, desenvolvimento, promoção e divulgação, que passa pela realização de concertos inovadores e edição de cd´s. A construção de uma nova sede é também uma realidade.

A Banda é actualmente dirigida pelo maestro Abílio Liberal.

Presidente: Salomé Castanheira
Maestro: Abílio Liberal