Sociedade Musical Rec., Instrutiva e Beneficente Santanense

A Sociedade Musical Recreativa Instrutiva e Beneficente Santanense foi fundada em 1 de Setembro de 1894, e a Banda de Santana desde a sua primeira apresentação em público, em existência contínua, sempre se tem revelado um conjunto artístico de alto merecimento, ocupando um lugar destacado entre as suas congéneres do Centro do País. Composta exclusivamente por executantes amadores, com rara intuição para a música, a Banda orgulha-se do seu passado, com actuações em festas, concertos, sessões solenes, guardas de honra a membros do governo e a Sua Excelência o Sr. Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio na inauguração do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, e ao Dr. Cavaco Silva na comemoração dos 125 anos da elevação a cidade da Figueira da Foz, bem como em outras manifestações recreativas e culturais em todo o país e estrangeiro, sempre com os melhores elogios da crítica especializada. Foi-lhe atribuído em 1991 o estatuto de Instituição de Utilidade Pública (Dec. Lei 460/77). Mantém igualmente uma Escola de Música, com cerca de 45 alunos, suporte musical para ingressar nas fileiras da Banda. Esta é composta actualmente por 60 músicos, tendo a sua grande maioria idade inferior a 25 anos. Tem, desde 1985 a Direcção Musical do Maestro Francisco Relva Pereira, e assume, nos últimos anos, um papel de destaque no panorama musical português, com a apresentação em Setembro de 1998 do seu primeiro trabalho áudio, com o título “Notas Confusas”. Funcionou como Banda de apoio ao Curso de Regentes de Bandas Filarmónicas do Distrito de Coimbra, que decorreu nas suas instalações em Outubro de 2000. Organizou em Setembro de 2004 o seu 1º Encontro Internacional de Bandas, em Setembro de 2005 e em 2007 o Encontro de Bandas / Inter distrital do INATEL. Foi a única Banda do Concelho da Figueira da Foz, a participar na gravação do CD duplo "As melhores Bandas Filarmónicas da Região - Distrito de Coimbra" lançado pela Public-Art em Junho de 2002, sendo o 1º de uma colecção que junta as melhores Bandas do País, por Distritos. Em Abril de 2000 alcança no Luxemburgo, a sua 1ª internacionalização, seguindo-se em 2001 a viagem ao Luxemburgo e à Alemanha e ainda a Castrelo - Espanha, em 2004 ao Luxemburgo e Bélgica, realizando vários concertos e obtendo assinalável êxito. Foi a banda de suporte na apresentação oficial do hino da Associação de Colectividades do Concelho da Figueira da Foz, composto pelo maestro Francisco Relva Pereira. Participou no FILARMUNDO – 1º Encontro Internacional de Filarmónicas da Figueira da Foz. Em 2009, foi agraciada, pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, com a Medalha da Cidade e com a Medalha de Mérito Cultural em Prata Dourada.

Morada: Rua da Filarmónica Santanense, 53
CP: 3090-804 SANTANA