Sociedade Velha Filarmónica Riachense

Em Março de 1884, os cerca de 1.000 habitantes de Riachos reúnem-se para realizar um sonho já com alguns anos de existência: a Filarmónica Riachense. Poucos meses após o início da aprendizagem musical, esta filarmónica faz a sua apresentação ao público, formando com 22 executantes. O grupo de músicos que inicialmente constituiu a Filarmónica Riachense evidenciou-se a ponto de colaborar em quase rodas as festividades religiosas da região, chegando mesmo a actuar em Santarém e outras cidades do distrito. Anos mais tarde, começaram a surgir atritos entre elementos da direcção e a nascer sentimentos de marginalização da parte de alguns músicos, que culminam na criação de um nova filarmónica: a Sociedade Recreativa Riachense. Gerou-se grande rivalidade entre os adeptos das duas colectividades, que começaram a denominar-se entre si por alcunhas: “Caraças”, os da mais antiga, e “Malhados” , os da mais recente. Pode encontrar-se aqui a explicação para a designação de “Velha”, parte integrante do nome da nossa Sociedade Velha Filarmónica Riachense. Com o correr do tempo, os ânimos serenaram e a concorrência entre ambas tornou-se salutar, tendo a Velha Filarmónica mantido sempre um nível artístico mais elevado. A Sociedade Recreativa vai, aos poucos, cessando a sua actividade. A Velha Filarmónica mantém-se em actividade até aos dias de hoje, com alguns altos e baixos no seu percurso devidos, em grande parte, a dificuldades financeiras. De entre as suas actuações, em território nacional mas também noutros países da Europa, destacam-se: 1909 • Recepção ao Rei D. Manuel I 1927 • Recepção ao Presidente da República, General Carmona 1940 • Participação na comemoração do Centenário da Independência 1952, 1957 e 1970 • Abrilhantou as festas de Valencia de Alcántara, em Espanha. 1974 • Recepção ao Presidente da República, Almirante Américo Tomás 1984 • Centenário da Banda: Condecoração de membro da Ordem do Infante D.Henrique e Medalha de Ouro do Concelho de Torres Novas. Participação no festival de bandas da EDP. 1990 • Concerto em Badajoz. 1994 • Recepção ao Presidente da República, Dr. Mário Soares. 1997 • Concerto em Notre-Dame de Bondeville (França) 1998 • Concertos em Inglaterra: Boscombe, Bath, Andover e Londres. 2000 • Concertos em França: Rouen, Saint Valery em Caux, Notre-Dame de Bondeville. II Encontro de Bandas Civis de Riachos. • Gravação do 1º CD 2001 • Encontros de Bandas: Almoçageme, Alpiarça e Torres Novas 2002 • Actuação conjunta com o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos, na entrega do Prémio Europeu a este grupo. • Gravação do 2º CD “Caminhando”. • I Jantar-Concerto 2003 • Encontro de Bandas: Tondela, Torres Novas e Azinhaga • II Jantar-Concerto 2004 • Gravação para participação no projecto discográfico “As melhores Bandas Filarmónicas da Região de Santarém”. • Festejos da Bênção do Gado: actuação conjunta com o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos, arruada, procissão, tourada e cortejo. • III Jantar-Concerto 2005 • Comemorações do 21º aniversário do 25 de Abril na Escola Secundária de Maria Lamas - Torres Novas. • Organização do FESTIMBRE’05 - uma festa popular no parque 25 de Abril em Riachos. • Encontros de bandas em Alpiarça, Moura e Meia Via. • IV Jantar-Concerto 2006 • Inauguração do Posto Público de Internet, ao abrigo do “Projecto 2001 associações”. • Organização do primeiro OTL de Verão. • Encontro de bandas: Santana, Bajouca e Alcoentre. • V Jantar-Concerto 2007 • Concerto de Comemoração dos 50 anos da Assinatura do Tratado de Roma (a convite da Comissão Europeia). • Gravação do 3º CD “Crescendo…” • VI Jantar-Concerto 2008 • Encontro de Bandas de Torres Novas, no teatro Virgínia. • VII Jantar-Concerto 2009 • Encontro de Bandas de Riachos, nos meses de Abril e Outubro. • Comemoração do 125 aniversário da SVFR com um concerto no Teatro Virgínia, em Torres Novas, que contou com a participação da cantora riachense Célia Barroca. • VIII Jantar-Concerto 2010 • Festival de Bandas da Associação para o desenvolvimento Cultural e Social de Marvila (ACULMA), em Marvila, Lisboa, em Maio. • Peça de Teatro “As aventuras e desventuras da Carochinha e do João Ratão, em dia de grande emoção”, na sede da filarmónica, em Junho. • Recepção ao 1º Ministro de Cabo-Verde, em Torres Novas, em Junho. Actualmente, a Sociedade Velha Filarmónica Riachense mantém em funcionamento a sua escola de música, com cerca de 30 alunos. Em Maio de 2010, a colectividade criou um grupo de representação, formado por jovens executantes da filarmónica. É um projecto multidisciplinar, que alia a representação dramática à prática da música, conjugando de forma harmoniosa estas duas artes. É presentemente, composta por 68 músicos e dirigida pelo Maestro Carlos Mendes desde 1999.

Maestro: Carlos Manuel Pereira Mendes

Morada: Rua Santo António, 12