Arnaldo António Moreira da Costa, nasceu a 29 de Julho de 1967, em Nogueira da Maia. É Mestre em Direção de Orquestras de Sopro pelo Instituto Piaget/Viseu e Licenciado em Música, variante Fagote, pela Escola Superior de Música do Porto (ESMAE). Fez carreira como Músico Militar no Exército Português até ao posto de Sargento-Chefe, tendo ocupado o cargo de fagote/solista na Banda Militar do Porto e na Banda Sinfónica do Exército em Lisboa. Como Fagotista teve os seguintes professores, Prof. Ilídio Costa (seu Tio), o Prof. Arlindo Santos (Conservatório Nacional de Música de Lisboa), o Prof. Robert Glassburner (Conservatório Nacional de Música do Porto) e o Prof. Hugues Kesteman (ESMAE – Porto). Participou em várias MasterClasses de aperfeiçoamento para Fagote orientadas por, Michael Dicker, Sergi Azolini, Pierre Olivier e Luís Correia. Foi elemento da Orquestra Sinfónica Juvenil (RDP – Lisboa) onde participou em estágios para jovens instrumentistas, na Grécia (Hortos) e nos Açores (S. Miguel). Pertenceu ao primeiro quadro de músicos da Orquestra Norte Cultural, colaborou com a Orquestra Clássica do Porto e Orquestra Fundação Calouste Gulbenkian (Braga). Colaborou ainda em várias formações de música contemporânea e pequenos agrupamentos clássicos. Fez parte do elenco musical na revista “Passa por mim no Rossio”, de Filipe La Féria, durante a temporada no Teatro Nacional de S. João, no Porto.
Atualmente é 1º Fagote na Orquestra da Fundação Conservatório Regional de Gaia, elemento do “Claustrus Quartet” e docente da classe de fagote no Conservatório de Música de Vila Nova de Gaia, no Conservatório de Música da Maia e na Academia de Música de Paços Brandão.

Como Maestro, iniciou os seus estudos com o seu tio Prof. Ilídio Costa e o seu pai Prof. Fernando Costa, trabalhou aspectos ligados à Direção de Orquestra e Coral, com o Maestro Christopher Bochmann, participou em vários seminários de Direção Coral na ESMAE, e de direção de Banda com o Maestro António Saiote. Assistiu a MasterClasses de Direção com os Maestros Jan Cober, Jan Van der Roost e Mitchell Fennell. Foi Maestro convidado no 1º intercâmbio de Maestros com Harmonie Municipal de Erstein, (França) em Junho de 2007, onde se apresentou igualmente como solista em Fagote, Concerto gravado pela RTVEstrasburg2.

Foi Maestro da Banda de Música de Amares entre 1995 e 1998, desde então é Maestro e Diretor Artístico da Banda Velha União Sanjoanense (Albergaria-a-Velha, Aveiro).

Atualmente é também Diretor Artístico do Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas (Aveiro), Maestro-professor na Orquestra de Sopros do Conservatório de Música da Maia e na Orquestra de Sopros da Academia de Música de Paços Brandão. Elemento fixo no painel de Comentadores do Festival “Filarmonia ao Mais Alto Nível”. Finalista no Mestrado em Ensino de Música do Instituto Piaget, do Campus Universitário de Viseu.

Maestro na Banda:

Telefone: 916167538