Francisco Ferreira tem um percurso artístico que o tem vindo a destacar com uma carreira multidisciplinar.

É diplomado em Saxofone pelos Conservatórios de Música do Porto, de Limoges – França e Escola Superior de Música de Lisboa com as mais altas classificações, tendo ainda estudado com os prestigiados saxofonistas Daniel Deffayet, Claude Delangle, Jean-Yves Fourmeau e Vincent David.

Teve o mérito de desenvolver em Portugal designadamente no Conservatório de Música do Porto, na Escola Profissional de Música de Espinho e na Academia de Música de Costa Cabral, uma importante classe de saxofone com imensos alunos premiados em concursos nacionais e internacionais, sendo considerado um dos principais responsáveis pela afirmação do saxofone neste país.

Nos últimos anos, tem vindo a dedicar-se igualmente ao desenvolvimento das orquestras de sopro, o que o levou a trabalhar direcção de orquestra com Jan Cober, Robert Houlhian, Marc Tadue, Eugene Corporon, Douglas Bostock e José Rafael Pascual Vilaplana, concluindo em 2007 o Mestrado em Direcção de Orquestra no Royal Conservatory Dutch de Maastricht.

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, do Instituto Camões e premiado pela Fundação Eng.º. António de Almeida e vencedor do Concurso «Ouvir e Falar» da responsabilidade do Maestro António Vitorino d’Almeida, apresentado pela RTP.

Actuou inúmeras vezes na RTP e na RDP para além de se ter apresentado, quer como solista, quer integrado em diversos grupos de música de câmara, em vários concertos de norte a sul do país, Açores e Madeira, bem como no estrangeiro: França, Irlanda, Áustria, Espanha, Bélgica, Holanda, Brasil, Suíça e território de Macau.

Tocou a solo com a Orquestra Sinfónica do Porto (RDP), Orquestra Clássica do Porto e da Madeira, Bandas Sinfónica Portuguesa, Curitiba (Brasil), e Municipal da Corunha (Espanha) e ainda com a Orquestra Portuguesa de Saxofones. Colaborou ainda com a Oficina Musical, Orquestra Nacional do Porto e Orquestra Gaudeamus.

Como maestro, dirigiu as Bandas Sinfónicas da Guarda Nacional Republicana (Lisboa), da Covilhã, do Conservatório de Música do Porto, Orquestra de Sopros do Inatel, do Algarve, Filarmonia de Vermoim – Maia, Orquestra de Harmonia da União Europeia, Aargau Symphony Orchestra (Suíça), Banda Sinfónica Portuguesa, Rundfunk-Blasorchester Leipzig (Alemanha), Banda Sinfónica de Tatuí (São Paulo, Brasil) Banda Municipal de Vitória – Gasteiz (Espanha), Bandas de Música da Trofa e de Cinfães. Nesta área, foi vencedor do 1º Prémio do Concurso Manuel Ivo Cruz (Maia), II Concurso Internacional de La Sénia (Espanha), e World Music Contest em Kerkrade (Holanda) na categoria superior e com a mais alta classificação de todas as edições..

É professor de saxofone e coordenador do departamento de sopros e percussão do Conservatório de Música do Porto, acumulando funções como Director Pedagógico na Academia de Música de Costa Cabral – Porto. É ainda membro fundador do Quarteto de Saxofones do Porto e da Banda Sinfónica Portuguesa.

Paralelamente à sua carreira artística, licenciou-se em Direito em 1994 pela Universidade Católica Portuguesa.