Luís Miguel dos Santos Clemente, nasceu em Évora em 1977. Iniciou os estudos musicais na Banda Filarmónica de Ferreira do Alentejo onde foi músico saxofonista por 12 anos. Estudou guitarra clássica na Academia de Amadores de Música de Lisboa. Licenciou-se em Ciências Musicais (Univ. Nova Lisboa, 2000) e completou o Mestrado em Etnomusicologia (Maryland University, 2006). Em 2000 inicia os seus estudos em Direcção de Orquestra, frequentando por 4 anos cursos da INATEL e, depois, passou a frequentar masterclasses e workshops com professores de reconhecido mérito Nacional e Internacional como Jean Sebastien Berrau, António Saiote, Mitchell Fennel, José Brito, Robert Houlihan, Alexander Polischuck e Michael Dittrich. Em 2006 ingressa Escuela de Altos Estudios Musicales - Cátedra Leonard Bernstein de Direccion Musical curso este articulado com a Licenciatura em Direcção Musical – especialização em Orquestra de Sopros - na prestigiada Royal School of Music de Londres, a qual terminou em 2008 com a melhor nota da sua classe. Fruto da sua classificação no exame de licenciatura da Royal School, ganhou uma bolsa de estudo da Caja Rural de España a qual utilizou para iniciar os seu Corso Superiore de Direzione di Banda, em Itália, na prestigiada classe de Felix Hauswirth e, presentemente, na classe de Jan Cober. Estuda ainda Orquestração e Composição com professores da craveira de Samuel Adler, Carlo Pirola e Gianni Caracristi. Frequenta ainda inúmeros seminários e workshops com figuras como Johann de Meij, Jacob de Haan, Jan Van der Roost ou Franco Cesarinni. Prepara já o seu Doutoramento em Direcção de Orquestra, o qual deve iniciar ainda este ano. Paralelamente ao seu estudo de Direcção de Orquestra, aprofunda cada vez mais o seu percurso em Ciências Musicais, Estética, orquestração e Pedagogia do Ensino Musical, frequentando inúmeros Estágios Superiores de Pós-Graduação em Universidades de reputação Internacional como Universidade de Salamanca, Universidad de Alcalá de Henares, Universidad de Valladolid, Universidad de Granada, Universidad de Cuyo (Argentina). Esta sua formação traduz-se numa série de projectos desenvolvidos e um intenso trabalho criativo no desenvolvimento, organização e dinamização de Estágios de Orquestra de Sopros e de Iniciação à Direcção de Orquestra em vários pontos do País. Desde 2000 que dirige a Banda Filarmónica de Ferreira do Alentejo, entre 2004 - 2007 a Banda dos Bombeiros da Póvoa de Sta Iria e em 2009 dirigiu a Banda Filarmónica de Pragança. Em 2005 fundou a Orquestra Regional de Sopros do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina. Em 2006 foi professor de direcção de orquestra da INATEL. Em 2007 fundou o projecto da Banda Conjunta do Alentejo. Foi co-fundador e músico guitarrista da Big Alen Band – Orquesra de Jazz do Alentejo. É frequentemente convidado a colaborar com diversas bandas filarmónicas portuguesas em projectos musicais. Dirigiu a Banda Municipal de Serpa, a Banda d’os Amarelos de Moura, a Banda Filarmonica de Castro Verde, a Banda Filarmónica de S. Pedro do Corval, entre outras. Fora do País efectuou concertos com a Orq. de Cordas do Conservatório Superior de Albacete (ESPANHA), Orq. do Cons. Sup. de Málaga (ESPANHA), Orq. de Cordas da Univ. de Múrcia (ESPANHA), Orq. Do Conserv. Superior de Salamanca (ESPANHA), Duna Symphony Orchestra de Budapeste (HUNGRIA), Orq. Nacional da Moldávia (MOLDAVIA) e Orq. Sinf. Da Univ. De Basileia (SUIÇA), Rundfunk Orchester e Blasorchester de Leipzig (ALEMANHA). Trabalhou ainda com inúmeras bandas italianas, durante os seus estudos. Como docente trabalhou na Escola Superior de Música de Salamanca (2002-2005), Escola Superior de Educação de Beja (2001-2004), Academia de Música Eborense (2000-2004), INUAF – Instituto Superior D. Afonso III (2007-2009). Desde 2006 que é professor convidado de Cultura Musical Portuguesa nos prestigiados Cursos de Verão para Mestrandos da Universidad de Berkley (EUA) na Universidade Lusófona. Já em 2010 foi o primeiro português a ser um dos 15 seleccionados, entre centenas de inscrições de todo o Mundo, para disputar o prestigiado Concours International de Jeunnes Chefs D’Orchestre em França, juntamente com maestros de Hong Kong, Singapura, Alemanha, EUA, França, Bélgica, Holanda, Brasil e Espanha.

Telefone: 910946355
Email: lmsclemente@gmail.com