De momento não existem eventos registados
Carlos Marques nasceu em 1973.
Estudou Trompete no Conservatório de Música de Aveiro. Fez parte, durante 9 anos, da Orquestra Ligeira do Exército. É licenciado em Teoria e Formação Musical pela Universidade de Aveiro.
É mestrando em direcção de Banda, Fanfare Band e Brass Band com Alex Schillings no Royal Conservatory of Music of The Hague, na Holanda e frequenta o mestrado em direcção na Universidade de Aveiro.
Frequentou cursos e masterclasses de direcção com Tijmon Botma, Klaas van der Houde, Robert Houlihan, Alex Schillings, Ernest Schelle e Vasco Pearce de Azevedo.
Desempenha funções docentes no Conservatório de Música da Jobra, na Escola Superior de Educação e no Instituto Piaget, em Viseu. É docente também na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Gaia.
É maestro da Banda Amizade – Banda Sinfónica de Aveiro e da Amizade Big Band. É director artístico e co-fundador dos estágios para instrumentistas de sopro “Verão Amizade”. Dirige também as Orquestras da Escola Profissional da Jobra e do Conservatório de Música da Jobra. Foi maestro convidado dos 6º e 7º Cursos para Instrumentistas do Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Dirigiu o III Curso de Instrumentistas de Vouzela.
Tem dirigido, como convidado, diversas bandas em Portugal, Holanda e Itália. Como maestro da Banda Amizade, obteve, em 2006, o 3º prémio da 1ª secção do CIBM (Valência, Espanha), em 2007 o 3º prémio no Concurso Internacional Villa d’Alginet (Espanha) e, em 2008, o 3 º prémio no Concurso Internacional Ateneu Vilafranquense (1ª categoria). Com a Amizade Big Band obteve o 3º prémio no I Concurso Nacional de Big Bands, em Alcobaça. Em 2009, com a Banda Amizade, ficou classificado em 6º lugar no Campeonato do Mundo de Bandas, em Kerkrade, Holanda.
Compôs cerca de 100 peças, entre originais e arranjos. É editado pela Molenaar Editions BV (Holanda). Por convite de Adélio Carneiro escreveu um Concertino para Tuba e Banda Sinfónica estreado em 2007 na Casa da Música, no Porto. Algumas obras suas têm sido escolhidas como obras obrigatórias em diversos concursos na Europa. A sua obra “The Transit of Venus” foi incluída pelo Western Band International Clinic (EUA) no Top 100 de 2008 da revista Bandworld.
Tem participado como júri em vários concursos (quer de instrumentistas a solo quer de concursos dirigidos a grupos) e é regularmente convidado como conferencista em diversos eventos organizados por Universidades, Conservatórios, Fundações, Federações de Bandas e Bandas. Tem orientado masterclasses e Estágios em diversas bandas e Conservatórios de Música.
Maestro na Banda:
Contacto
Telefone: (+351) 918661211
Email: mail@carlosmarques.org
Website: http://www.carlosmarques.org/