Rui Carreira é natural de Leiria. Começou a estudar Direção Coral com o Professor Eli Camargo em 1990. Posteriormente teve aulas de Técnicas de Ensaio e Direção Coral com o Maestro Edgar Saramago. Paralelamente frequentou Cursos Internacionais de Direção Coral em Espanha e Portugal sob orientação dos Maestros Lluis Virgili, Montserrat Rios, Maite Oca, Josep Ramon Gil, Ger Hovius, John Ross, Vianey da Cruz, Alain Langrée e Hübert Velten. Frequentou, de 1999 a 2004, o Curso de Direção de Orquestra em Dijon (França) e, de 2004 a 2007, os Estágios Internacionais de Direção de Orquestra de Leiria, ambos sob orientação do Maestro Jean-Sébastien Béreau. Atualmente é mestrando em Música no Curso de Direção de Orquestras de Sopros.

Fundou e dirigiu o Coro da Casa de Pessoal do Hospital de Santo André (Leiria) de 1993 a 1997. Colaborou com os Maestros Paulo Lourenço e Mário Nascimento e na Direção dos Corais Misto e Masculino do Orfeão de Leiria de 2000 até 2007. Em 2005 colaborou com o Maestro Pedro Figueiredo na Direção do Coro de Câmara da Escola de Música do Orfeão de Leiria, assumindo as funções de Maestro Titular em 2006 e 2007. De 2006 a 2011 dirigiu os Workshops de Páscoa e de Verão para Sopros e Percussão da Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML). Em 2007 dirigiu a OML Júnior no Concerto de Aniversário da OML. Em 2007 e 2008 dirigiu os X e XI Cursos de Aperfeiçoamento para Jovens Músicos promovidos pela Federação de Bandas do Distrito de Leiria e INATEL. Em 2008 dirigiu o 1.º Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão, em Ponta Delgada, numa parceria entre a OML e o Conservatório local. Em 2013 dirigiu o Workshop de Bandas e Curso de Direcção de Orquestra realizado em Porto Judeu – Terceira.

Dirigiu também a Orquestra de Sopros da OML Júnior nos projetos “1001 Músicos” e “Música nas Praças”. De 2008 a 2010 colaborou com o Maestro J. S. Béreau na Direção da Orquestra Sinfónica de Leiria. De 2009 a 2011 dirigiu em concerto, no âmbito do Mestrado em Direção de Orquestra de Sopro, as Bandas Sinfónicas da PSP, da GNR e do Exército, sob a orientação, respetivamente, dos Maestros F. Hauswirth, J. S. Béreau e M. Fennell. Em 2011 dirigiu o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa estreando obras de três compositores portugueses.

Rui Carreira desde 2002 que é Maestro da Banda de Alcobaça. Dirige o “CCC – Coro de Câmara Colliponensis” de Leiria desde a sua fundação, em 2007. É professor das Classes de Naipe e Orquestra dos Cursos profissionais de música/sopros e percussão da Academia de Música de Alcobaça (AMA) desde 2011. Dirige ainda os Estágios de Orquestra de Sopros e Percussão Sopros da AMA desde 2012.

Maestro na Banda: