De momento não existem eventos registados
Sociedade Filarmónica de Alcains
Clique na imagem para ver o tamanho original
A Sociedade Filarmónica de Alcains foi fundada no dia 29 de fevereiro de 1936, na então aldeia e freguesia de Alcains, concelho e distrito de Castelo Branco.
A banda teve como primeiro maestro o Sr. João Rafael, e os primeiros instrumentos e fardamento foram comprados com dinheiro emprestado pelo Dr. Ulisses Vaz Pardal, residente em Alcains. Nos seus primeiros anos de existência todas as receitas angariadas nas suas atuações eram destinadas a saldar divida para com o Dr. Ulisses, que em seis anos ficou paga, sendo que os executantes nada recebiam, e esse foi um dos motivos que causou algum desanimo no seio da filarmónica com a saída do seu maestro e de alguns membros, sendo depois o Sr. Anselmo Pereira a tomar conta da regência da banda com os músicos que restaram.
A filarmónica de Alcains atravessou alguns altos e baixos, mas nunca parou, animando as festas de Alcains e de outras localidades em redor, tendo atingido o seu auge na década de 70, pela mesma altura em que Alcains (então a maior aldeia de Portugal) foi elevada a vila. A banda era já regida pelo Maestro Madeira, e depois do falecimento deste em 1978, foi Manuel Leitão, natural do Fundão, a assumir o cargo, que haveria de abandonar algum tempo depois. Foi então que por unanimidade de todos os executantes da banda, se decidiu que seria o músico Manuel Simões Roque (mais conhecido como Manuel “Balhinhas”) a tomar conta da regência da filarmónica, ele que para além de um músico exímio e com muitos anos de experiência tinha também o curso de regente.
Daí para a frente contam-se várias atuações da banda alcainense, desde as habituais festas de verão e procissões em Alcains e nas localidades limítrofes e da região, até à Feira Internacional de Lisboa, num encontro de alcainenses, onde a filarmónica visitou o Palácio de Belém, sendo recebida pelo Presidente da Republica General Ramalho Eanes, também natural de Alcains, ele que a expensas suas contribuiu para a compra de um novo fardamento para a banda.
A banda filarmónica ensaiava já há vários anos na rua Dr. Emídio Beirão Pires da Cruz, propriedade do Sr. Hipólito, que não estava satisfeito com ocupação da banda que já durava há muitos, anos e em 1980 com o apoio da Junta Freguesia de Alcains foi legalizada a situação, que se arrastava há muito com más relações entre o proprietário da casa e a filarmónica.
A última atuação da banda foi na festa de Nossa Senhora da Conceição no dia 8 de dezembro de 1982, após a qual acabou por ser extinta, com a separação dos seus elementos por motivos de vária ordem, sendo que não ouve ninguém a dar continuidade à coletividade que se via encerrada definitivamente. Alguns dos antigos instrumentos da filarmónica encontram-se expostos no Museu de Artes e Ofícios em Alcains.
Dados da Banda
Morada: Alcains
CP: 6005 ALCAINS
Telefone:
E-mail:
Website: