De momento não existem eventos registados
Banda de Música de Carlão
Clique na imagem para ver o tamanho original
A Associação Cultural Recreativa e Musical da Banda de Música de Carlão (ACRM-BMC) tem a sua sede na freguesia de Carlão, concelho de Alijó, distrito de Vila Real. Foi fundada em 1990, por um conjunto de carloenses que puseram em prática o sonho de criar uma filarmónica.
Os seus fundadores, subscreveram um comunicado à população de Carlão no qual davam conta da criação da nova associação e da sua finalidade. Resolveram então ir de casa em casa para obterem os tão necessários donativos. E assim nasceu um sonho que perdura até aos dias de hoje.
A Banda iniciou o ensino de música com dois Maestros, José Amilcar Pinheiro e Carlos Sampaio ligados a esta terra umbilicalmente.
Sempre em crescendo foi ao longo destes 20 anos orientada por vários maestros, dos quais é de justiça salientar Carlos Lopes Pereira, José Eduardo Gomes, Vasco Faria, Marco Maia, João Paulo Fernandes, Mário Costa e Luciano Pereira.
Atualmente a Direção Artística da Associação está entregue a Rui Sampaio, um filho da terra.
A massa associativa é constituída por cerca de 400 sócios.
Atualmente a ACRM-BMC tem na sua estrutura: Banda e Escola de Música, Classe de Ginástica e Oficina de Viola.
A Escola de Música da Associação tem um dos papéis mais importantes, o de garantir o futuro e a qualidade da Banda. Tem cerca de 30 alunos inscritos. O ensino na Escola de Música da Banda é gratuito.
O efetivo da Banda ronda os 40 elementos, sendo estes na sua maioria jovens que se formam na sua Escola de Música. Interpreta todo o tipo de reportório, desde o clássico ao jazz e também ao religioso. Participa regularmente em iniciativas culturais como Concertos, Festas Populares e Religiosas, Desfiles, Comemorações e muitos outros.
Apesar da tenra idade, esta banda já percorreu grande parte do país e teve duas deslocações a França, mais precisamente à região da Bretanha, destaque também para o concerto que realizou na Casa da Música na cidade do Porto e a brilhante prestação no Europarque em Santa Maria da Feira no “Filarmonia ao mais alto nível”.
A ACRM-BMC tem como objetivo dinamizar, impulsionar e divulgar a arte da música na sua freguesia, bem como, proporcionar aos seus sócios e habitantes em geral, da sua freguesia, uma Associação digna de orgulho e virada para um futuro sustentado.
Dados da Banda
Presidente: João Inocêncio
Maestro: Rui Sampaio
Morada: Rua do Pousado, 29
CP: 5070-201 CARLÃO
Telefone: 259657053 / 965579896
E-mail: acrmbandamusicacarlao@gmail.com
Website: