De momento não existem eventos registados
Associação Cultural e Recreativa Banda Nova de Fermentelos
Clique na imagem para ver o tamanho original
Fundada e dirigida desde os primeiros tempos pelo Maestro Jeremias Pires Brigeiro, teve depois como continuadores os Maestros João Dias, Professor José de Oliveira, Artur Nunes Bártolo, Daniel Pires da Rosa, Professor Duarte Neves e António Pepino que foram sucessivamente elevando o nível artístico da Banda até à presença notável do actual Professor e Maestro João Neves, que lhe dá um timbre singularmente aperfeiçoado.
Ao longo dos 77 anos da sua existência, a Banda Nova de Fermentelos tem sido sempre muito solicitada para actuações em todo o território nacional e até no estrangeiro.
A nível nacional merecem especial referência as participações nas grandiosas romarias do norte do país, no Festival Ibérico de Loures, nas festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres, na Ilha de São Miguel – Açores e no encerramento de ” Lisboa – Capital Europeia da Cultura/ 94″.
Em Setembro de 1998, a convite da Comissão Organizadora de Eventos Culturais da Expo´98, actuou em duas oportunidades neste magno acontecimento, cabendo-lhe a honra de participar na grandiosa festa de encerramento da última exposição mundial do século XX.
Já em 1999, no teatro S. Luís, em Lisboa, na presença de figuras públicas e da cultura nacional, realizou um memorável concerto que, no final, mereceu rasgados elogios das individualidades presentes.
Na vizinha Espanha iniciou a Banda a sua série de deslocações ao estrangeiro, rumando mais tarde à Venezuela onde, mercê de excelentes actuações, teve a honra de gravar o seu primeiro disco e actuar no principal canal da Televisão Venezuelana.
Em Maio de 1994, a convite da Missão Católica Portuguesa, deslocou-se à Suíça onde efectuou concertos nas cidades de Rorschach e Einsiedeln e ao Principado de Liechtenstein com brilhante actuação na cidade de Vaduz.
Voltou à Suíça, em Maio de 1996, para participar em festividades religiosas, deixando atrás de si um rasto de simpatia e admiração devido às excelentes prestações nos concertos de La Chaux de Fonds e no interior da Catedral de Neuchâtel.
Possui sede própria condigna, onde funciona uma exemplar escola de música, com uma média de 45 alunos, da qual é responsável o contramestre António Pepino, proporcionando aos jovens conhecimentos mais enriquecedores para a sua formação integral.
Portanto, desde há 77 anos, vem esta Agremiação fomentando e desenvolvendo a arte musical e numerosas outras actividades culturais e recreativas de acordo com os interesses dos seus associados e da população em geral o que, decisivamente, contribuiu para que no ano de 1990 lhe fosse atribuído pelo Governo o estatuto de Colectividade de Utilidade Pública.
Dados da Banda
Presidente: Aurélio Carvalho
Maestro: João Neves
Morada: Largo da Capela - 3
CP: 3750 - 422 FERMENTELOS
Telefone: 234 721 517
E-mail: banda.nova@mail.pt
Website: http://www.bandanovafermentelos.com