Associação Filarmónica Progresso Pátria Nova de Coja

A Associação Filarmónica Progresso Pátria Nova de Coja é uma Associação centenária com sede na vila de Coja cuja fundação data de 01 de Novembro de 1868, tendo sido seu fundador o cojense Sr. Dr. José Albano de Oliveira que, à sua custa, adquiriu os primeiros instrumentos e contratou o seu primeiro regente, dando-lhe o nome de Filarmónica Progresso de Coja. Com a sua morte, a instabilidade gerada foi ultrapassada pelo interesse do Sr. Padre Simões Dias que dotou a Banda da primeira bandeira e foi seu professor de música e regente. Ao longo do tempo outros amigos foram galvanizadores da Associação, apoiando-a economicamente e dinamizando-a. A implantação da República acrescentou à designação da Banda “Pátria Nova”.

Em 26 de Fevereiro de 1985 foram elaborados e registados os primeiros Estatutos da Associação, cuja última alteração ocorreu em 28 de Janeiro de 2000. Em 13 de Outubro de 1994 adquiriu o Estatuto de Coletividade de Utilidade Pública, é filiada no INATEL, no RNAJ e na FFDC.

A hoje designada Associação Filarmónica Pátria Nova de Coja desde sempre foi composta maioritariamente por juventude e hoje 80% dos seus executantes, num total de 56, com média de 19 anos.

Atualmente é regida pelo professor Daniel Simões Gonçalves que, fruto do seu trabalho na Academia de Música, incrementou a aprendizagem da música não só como fonte de executantes para a Associação mas como fonte de educação e ocupação dos jovens na Vila de Coja e região.

A resenha histórica da “Pátria Nova de Coja” prima pela procura em alcançar as virtudes da música constituindo esta coletividade a percursora da dignificação da música filarmónica e educação musical no Concelho de Arganil, criando oportunidades de contato com as várias facetas da música e dotando de competências aqueles que desejam acrescer a sua educação musical.

Filarmónica mais antiga do concelho de Arganil, com atividade ininterrupta, a Associação Filarmónica Progresso Pátria Nova de Coja tem nos últimos anos intensificado a qualidade que empresta aos serviços de festas e romarias para os quais é solicitada, na sua componente religiosa, mas também na versatilidade de reportório que procura executar em diferentes palcos e contextos. Este facto tem-lhe valido reconhecimento um pouco por todo o norte e centro de Portugal.

À beira de comemorar o seu 147º aniversário, a Associação Filarmónica Progresso Pátria Nova de Coja assume-se hoje como um dos ativos culturais de maior importância em toda a região da Beira Serra sobretudo pelo seu dinamismo e auxílio na preservação da identidade da comunidade onde atua.

Morada: Apartado 8
CP: 3305-139 Coja
Telefone: 963382728
E-mail: filarmonica.patria.nova@gmail.com