Associação Filarmónica União Lapense

A Banda da Associação Filarmónica União Lapense foi fundada em 6 de Janeiro de 1909 por José António Clemente, José António Inácio, António Anselmo de Barros e Maurício Clemente.

Foram passando os anos e, em 1947, atravessava a Banda um dos seus bons momentos quando, no regresso de uma das festas a camioneta que a transportava voltou-se, perdendo a vida dois músicos e ficando os instrumentos inutilizados.

Entretanto e novamente devido à carolice dos sobreviventes, a Banda foi ressurgindo e reapareceu renovada.
Em 26 de Janeiro de 1957 verifica-se um novo acidente falecendo o Presidente, mas mesmo assim a Banda continuou a sua actividade musical e cultural.

Em 1985 a Banda fez parte do Concurso de Bandas da EDP, tendo conseguir chegar à final.

Actualmente é dirigida pelo Maestro Edgar Enoque Barbosa.

Morada: R. Caetano Valério - Lapa
CP: 2070 - 352 CARTAXO