Associação Recreativa da Banda Marcial Ribeiradiense

A Banda Marcial Ribeiradiense, foi fundada em 1890, por Ricardo Ferreira e Alexandre Ferreira Lopes, ambos da freguesia de Ribeiradio, passando, a 13 de Outubro de 1986, a ter a designação actual de “Associação Recreativa da Banda Marcial Ribeiradiense”.

Em grandes períodos ao longo da sua existência conquistou grande prestígio, tendo actuado nas mais importantes festividades de carácter religioso, concertos e em festivais de bandas.

Foram atribuídos à Banda vários prémios ao longo destes anos. A destacar a sua presença, no Festival de Bandas na Feira Popular de Lisboa, Feira de S. Mateus em Viseu, Casa de Lafões em Lisboa e em outros festivais promovidos pelo INATEL.

Com a aprovação, em reunião, da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, no dia 10 de Setembro de 2002, e da Assembleia Municipal, a 27 de Setembro de 2002, sempre por unanimidade, foi deliberado atribuir a Medalha de Ouro do Município à Banda Marcial Ribeiradiense, pelos seus 112 anos de intensa actividade musical e cultural.

Pela Presidência do Conselho de Ministros, em 4 de Março de 2005, foi conferido em diploma a esta Associação o Estatuto de “Pessoa Colectiva de Utilidade Pública”.

Passou a ter a sua Sede própria, depois de ter efectuado grandes obras de restauro e ampliação, na antiga Estação dos Caminhos de Ferro de Ribeiradio, da linha do Vale do Vouga, tendo sido inaugurada a 31 de Agosto de 2002.

É presidente da Direcção desta Associação desde 1998, Filipe Ferreira Nogueira.

É maestro Bruno Filipe Araújo Nogueira, natural desta freguesia. Iniciou o estudo da música nesta Banda, frequentou o Conservatório e o Ensino Superior nesta área. Actualmente reside em Leiria, onde trabalha na área do ensino da música no Orfeão dessa cidade, e está ligado a vários projectos de ensino desta arte para crinças e pessoas de 3ªIdade, que se encontram em Lares de Idosos.

A Banda tem tido um número variado de elementos, possuindo na época de 2009 um grupo de 54 elementos, sendo cerca de 70% jovens. Possui também uma escola de Música com cerca de 25 alunos, tendo como orientador o seu maestro e como monitores Sérgio Manuel de Araújo Nogueira e Luís Tiago Fonte.

Dados da Banda

Morada: Ribeiradio