Associação Recreativa e Musical “Amigos da Branca”

Fundada a 3 de Março de 1940, a ARMAB – Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca nasceu à sombra da Igreja, para solenizar as cerimónias litúrgicas e animar as festas religiosas, sendo seu grande impulsionador o Padre Manuel Valente dos Santos Conde.

Os fundadores, todos infelizmente já desaparecidos, foram António Pires Ladeira, Serafim da Silva Batista, Manuel Pinto Perfeito, Manuel Vale Frias, Manuel José Marques Oliveira, António Almeida Oliveira e José Lopes da Silva, entre outros, os quais, logo a 17 do mesmo mês, subscreveram um comunicado dirigido à população da freguesia, no qual davam conta da criação da nova associação e das suas finalidades.

Ao longo da sua existência, a ARMAB foi dirigida e apoiada por muitas pessoas de relevo na vida local, dos quais é da maior justiça destacar o já referido António Pires Ladeira, primeiro Presidente da Direcção, António de Almeida Oliveira, que lhe sucedeu e Gualdino Pereira

Martins da Silva, que assumiu a revitalização da Banda em 1976 e dirigiu a Associação, praticamente, até ao seu falecimento em 2004.

A Associação teve um percurso de altos e baixos, como quase todas as do seu género. Todavia, desde os anos oitenta até aos nossos dias, a evolução foi sempre no sentido positivo e crescente, quer ao nível da formação musical, quer ao nível artístico, fruto, sobretudo, de uma mais adequada gestão das pessoas e dos meios disponíveis.

Este desenvolvimento teve o seu principal suporte na aposta na formação, através da criação de uma verdadeira Escola de Música – a Academia de Música ARMAB – frequentada, hoje, por cerca de 120 jovens, em todas as classes de instrumentos de sopro e de percussão, tendo um quadro de 16 professores, todos com habilitação própria.

Sendo o expoente máximo da ARMAB, a Banda Sinfónica teve um desenvolvimento artístico acentuado nos últimos anos. Com o actual Director Artístico e Maestro Paulo Martins, Banda tem vindo a ser orientada para novos conteúdos musicais e novos públicos, com diferentes métodos de trabalho e apresentação, conseguindo levá-la atingir um nível artístico e de desempenho pouco comuns em bandas de música, no nosso país.

Sem nunca colocar de parte as romarias e festas religiosas, a Banda Sinfónica da ARMAB tem apostado fortemente na realização de concertos em auditório, com repertórios cujas obras percorrem vários estilos, desde os autores clássicos aos contemporâneos, executando transcrições e obras escritas para banda, bem como executando compositores portugueses e estrangeiros.

Para que tal aconteça a Banda conta com cerca de 90 elementos e prepara várias temporadas de repertório específico, para concertos em sala, concertos ao ar livre, festas e romarias populares.

Uma outra aposta é a participação em concursos de bandas, nacionais e internacionais, tendo obtido primeiros lugares no Certamen Internacional de Bandas de Musica Villa de Altea – Espanha, em Dezembro de 2007; no Concurso Internacional Ateneu Vilafranquense, em 2008, o 10º lugar na 1.ª Categoria do WMC – World Music Contest, em Kerkrade – Holanda, em 2009, num universo de 29 Bandas de todo o mundo; e o 3.º Lugar na 1.ª Categoria do Certamen Internacional de Bandas Ciudad de Valencia, em 2011.

Maestro: Paulo Martins

Morada: Rua do Barro Branco – Centro Cultural da Branca