Banda de Música da Casa do Povo de Campelos

Clique na imagem para ver o tamanho original

A Escola de Música da Casa do Povo de Campelos nasceu em finais de 1975, princípios de 1976, quando a professora primária que leccionava na escola de Campelos, Sr.ª Professora Maria Natália Andrade lançou à comunidade o desafio de se constituir uma banda e uma escola de música. Seguindo esse desafio, o Sr. José Augusto dos Santos, clarinetista, com 22 anos de idade e o Sr. Eugénio Bernardes Ferreira, acordeonista, com 29 anos de idade, abraçaram de imediato esse projeto.

Neste sentido, estes dois jovens contactaram o Sr. Manuel Soares Peixoto para dar início ao projecto, o qual acedeu prontamente. As aulas de solfejo iniciaram-se na Sacristia da Igreja de Santo António de Campelos, no dia 17 de fevereiro de 1976. Esta data foi então definida como a data de fundação da Escola de Música da Casa do Povo de Campelos.

No início de 1979, decorridos 3 anos após o início das aulas de solfejo o professor Sr. Manuel Soares Peixoto, por razões pessoais, deixou de poder dar a sua contribuição à Escola de Música. Nessa data, foi então contratado o Sr. Manuel Maria Dias, tendo sido este o 1º Maestro da Banda de Música e permanecido nestas funções até ao ano de 1981.A 15 de agosto de 1979, a Banda de Música da Casa do Povo de Campelos fez a sua 1º atuação, no Louriçal, terra natal do então Maestro Manuel Maria Dias.

No dia 24 de agosto de 1979, deu-se a primeira atuação em Campelos, o que constituiu um grande motivo de orgulho para todo o povo de Campelos, no qual se juntaram elementos das Bandas Sociedade Filarmónica Incrível Aldeiagrandense e Sociedade Filarmónica Ermegeirense. No reportório constavam apenas quatro marchas, que foram tocadas exemplarmente e orgulharam as gentes da terra. Por falecimento do anterior maestro, foi então contratado o Maestro José Aniceto, tendo este sido o 2º Maestro da banda, função que desempenhou durante os anos de 1981 a 1994.

Durante este período, destaca-se a realização, em Campelos, do 1º Encontro de Bandas do Concelho de Torres Vedras, evento que decorreu no dia 24 de Abril de 1983. É de realçar, ainda, as atuações no Teatro Maria Vitória (Parque Mayer) e nos jardins do Campo Grande por ocasião das festas da cidade de Lisboa.

Em 1995, procedeu-se à contratação do Maestro Fernando Franco, tendo sido este o terceiro maestro, funções que desempenhou com muito dinamismo entre os anos 1995 a 1999. Durante este período realça-se a participação, nos dias 7 e 21 de agosto, nas animações de rua da Exposição Mundial de 1998, Expo’98, em Lisboa. Foi também criado um grupo de cantares.

Nesta altura, procedeu-se à alteração da farda da Banda de Música passando de azul escuro para bordeaux.

Entre os anos de 1999 a 2006, a banda esteve sob a regência do Maestro Francisco Frazão. Neste período a banda participou em diversos encontros de bandas, bem como animou duas grandiosas corridas de touros, realizadas em Campelos e promovidas pela associação PROCAMPELO.

Destaca-se ainda a realização do 1º Convívio de Bandas em Campelos, que teve lugar no dia 12 de Setembro de 2004 e que contou com a presença das bandas Sociedade Filarmónica Incrível Aldeiagrandense, Sociedade Filarmónica Louriçalense e a Sociedade Lírica Moitense.

Desde o ano 2006, rege a Banda de Música da Casa do Povo de Campelos, o Maestro Daniel Rui Batista.

Destaca-se, neste percurso, a realização, no dia 14 de dezembro de 2013, no Teatro-Cine de Torres Vedras, do concerto de Natal intitulado “Christmas Concert in Family”. Este concerto contou com a colaboração da cantora Patrícia Cruz como convidada especial, tendo sido interpretados diversos temas, sendo de destacar a peça “Fantasma da Ópera” de Andrew Lloyd Webber. Deste concerto resultou a produção de um DVD.

Sublinhamos também a participação anual da banda na animação do corso do Carnaval de Torres Vedras, com o objetivo de angariar fundos para novos instrumentos, bem como a participação nas Marchas de Santo António de Campelos. Neste último evento, estamos presentes com uma marcha e com um grupo de instrumentistas.

Destaca-se ainda o Projeto Musicae, concerto realizado em conjunto com a Sociedade Filarmónica Ermegeirense e a Sociedade Filarmónica Íncrivel Aldeiagrandense que resultou em dois concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras nos dias 02 e 03 de dezembro de 2017 intitulado “Musicae – A Histórica Viagem de CAE”.

Desde a data de fundação da associação, a Banda de Música da Casa do Povo de Campelos colabora em diversas festas anuais de várias localidades, através da realização de peditórios, procissões e concertos. Participa também activamente na concretização da festa anual de Campelos, bem como organiza anualmente o tradicional Concerto do Sócio e faz a animação da Missa do Domingo de Páscoa, com um grupo de instrumentistas e coristas.


Dados da Banda

Presidente: Ismael Rodrigues

Morada: Rua do Mercado, nº 27 Campelos
CP: 2565-046 Campelos
Telefone: 926 028 396 | 914 540 263
E-mail: banda.musica.campelos@gmail.com
Website: https://www.facebook.com/bandamusicacasapovocampelos