Banda de Música de Arrifana

Clique na imagem para ver o tamanho original

A data oficial para a fundação da Banda de Música de Arrifana é de 19 de janeiro de 1803, embora exista um apontamento extraído da Junta de Freguesia de Arrifana, pelo Juiz Manuel Tavares da Costa que diz o seguinte: «Pago a música de Arrifana, reis 3$00» infelizmente o documento desapareceu e só existe a sua publicação e data 1770. O primeiro regente da banda de Arrifana, segundo os registos existentes foi: – Inácio de Azevedo, nascido em 26 de março de 1754 e falecido em 28 de janeiro de 1836. No ano de 1924, a banda de Música de Arrifana prosperou e afirmou-se no panorama musical, tanto a nível regional como nacional. No ano de 1928 a Banda de Arrifana tomou a deliberação de se integrar na coletividade dos Bombeiros Voluntários, passando-se a designar por Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Arrifana. Embora integrada nos Bombeiros, as direções são diferentes, e nada tem a ver com estes.

Até 1934, a banda ensaiou em casas alugadas, sendo que nesse mesmo ano juntamente com o apoio de toda a população começou a construir a sua sede e sala de ensaios cuja inauguração oficial ocorreu em 8 de janeiro de 1935. Em 1936 a banda contava com 32 executantes. Os primeiros estatutos oficiais datam de 25 de janeiro de 1975. No ano de 1985 a banda passa a ser reconhecida como Instituição de Utilidade Pública. No ano 2000, a Câmara Municipal de Stª Mª Feira concedeu a antiga Escola Gomes Rebelo, situada no lugar da Rua na Vila de Arrifana, como as novas instalações para salas de ensaio e escola de música.

De 1976 até 2004 a banda foi dirigida pelo maestro Belmiro Soares Ferreira, sucessor de um grande maestro e pessoa dedicada a esta Instituição de nome Roberto Nunes, que durante aproximadamente 50 anos esteve ao serviço como músico e como maestro. Mais tarde foi dirigida pelo maestro Filipe Oliveira, sendo que atualmente o maestro Marcelo Alves é o responsável por toda a sua atividade artística, contando com um grupo de 60 músicos.

A Banda de Música tem sobre sua alçada uma Orquestra Ligeira, mais conhecida por OLBA, a Escola de Música onde é integrada a Banda Jovem. A Banda de Música de Arrifana, como é conhecida atualmente, tem vindo ao longo destes últimos anos a proporcionar inúmeras atividades de enriquecimento artístico como foi o caso de Cursos de Aperfeiçoamento de Direção que contou com a presença de 40 maestros dividido em duas sessões, orientado pelo maestro José Brito, maestro da Banda da PSP de Lisboa. Outra das atividades passou pela organização de um curso onde a Banda teve a oportunidade de trabalhar com o maestro Délio Gonçalves, chefe da Banda da Armada Portuguesa. Teve o privilégio de receber num ensaio a presença do Major Jacinto Montezo, que realizou parte do ensaio e transmitiu alguns dos seus saberes a este grupo. Por último recebeu na sua sede o prof. Paulo Gaspar, um profissional da área do Jazz que esteve durante alguns dias a transmitir conhecimentos da área, para o desenvolvimento das linguagens musicais que se praticam no seio das Bandas Filarmónicas com a evolução constante que se tem sentido.

Redes sociais:
https://www.facebook.com/barrifana
https://www.instagram.com/bandaarrifana
https://twitter.com/bmarrifana
https://www.youtube.com/channel/UCU1It0cTO_gBIHsPGUDe-fw/featured?view_as=subscriber


Dados da Banda

Maestro: Filipe Oliveira

Morada: Largo Manuel Eduardo Gomes Rebelo / Apartado 1081
CP: 3700-515 ARRIFANA
Telefone: 967 239 230
E-mail: bmarrifana@gmail.com
Website: https://bmarrifana1803.wixsite.com/banda-de-musica