Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco

Fundada a 04 de Abril de 2005, a Banda Filarmónica Cidade Castelo Branco é um protejo da Associação Cultural e Recreativa “As Palmeiras”, em parceria com a Câmara Municipal e Junta de Freguesia, tem como objectivo a formação musical de pessoas das várias faixas etárias e colmatar uma lacuna existente na cidade de Castelo Branco na vertente da cultura popular. O Sr. Robalo Nunes foi o primeiro maestro e impulsionador da banda, desempenhando funções até Fevereiro 2007. A partir dessa data deu lugar ao maestro Carlos Monteiro, bastante mais jovem que deu início a uma escola de formação musical, juntamente com mais dois colaboradores; Pedro Reis e Jorge Duarte. Desde Junho de 2011 que a B.F.C.C.B. tem vindo a sofrer alterações a nível de ensino, passando a ter uma escola de música organizada e com funcionamento semanal, tendo como professora de Formação Musical Prof. Ana Leão, professora de Sopro de Madeira Prof. Diana Dias, professor de Sopro de Metais Prof. Tiago Mendes, estando Prof Vítor Ávila como Director Pedagógico e no cargo de Maestro da Banda. Em Outubro do ano seguinte a B.F.C.C.B. passa a ter mais docentes para dar resposta ao número de alunos da banda, tendo como docente de Flauta a Prof. Elena Santos, Percussão Filipa Castilho, Prof. Nuno Pinheiro em Clarinete/Saxofone e Filipe Vicente em Sopro de Metais. No dia 4 de Julho de 2013 a banda recebe novo fardamento, em que as cores predominantes são o vermelho, cinza e preto, cores da Cidade de Castelo Branco. Nesse mesmo dia é estreado o Hino da Banda composto pelo Maestro Vítor Ávila. A 5 de Outubro de 2013, no concerto comemorativo do dia Mundial da Música, a BFCCB homenageia o Comendador Joaquim Morão através de uma Marcha, composta pelo Maestro Vítor Ávila, que recebe o nome de “Homenagem ao Comendador Joaquim Morão”, sendo esta homenagem realizada pelos feitos do comendador a esta banda. A 5 de Abril de 2014 tem a sua primeira apresentação a Orquestra de Sopros e Percussão Jovem da Escola de Música (OSPJ EM BFCCB), este protejo surgiu para facilitar a passagem dos novos executantes da escola de música para a banda filarmónica, funciona como patamar intermédio para que a integração final seja feita com maior precisão, fazendo assim com que estes novos executantes se sintam mais confortáveis e enquadrados na Banda. Já efectuamos algumas atações no concelho e cidade de Castelo Branco, o que tem permitido aos músicos adquirir os conhecimentos e a confiança, elementos indispensáveis para a concretização deste protejo. O Nosso objectivo é continuar a formação dos jovens para que eles possam vir a consolidar este protejo, o qual merece por parte da direcção da Associação CR ”As Palmeiras” um grande empenho.

Presidente: David Jacinto

Morada: Bairro Ribeiro das Perdizes