Banda Filarmónica da Casa do Povo da Vila da Marmeleira

Foi em 1 de Maio de 1921, que se apresentou pela primeira vez em público, a Banda Filarmónica da Marmeleira, sob regência do seu primeiro Maestro, sempre lembrado, J. Luis Fernandes, de Santarém, executando o P.D. “Saudação á Marmeleira”, de sua autoria, do qual existe ainda um único exemplar de 1º clarinete. A banda começou com um instrumental em segunda mão, adquirido em Santarém e Ribeira de Santarém. O fardamento era de cotim: casaco de gola alta, fechada e boné, ornamentados com aplicações a encarnado e amarelo que, pelo realce destas cores, receberam o cognome de os canários. Nestes 90 anos de existência teve a Banda Filarmónica diversos maestros, estando presente em centenas de concertos e festejos anuais percorrendo centenas de quilómetros, dos quais se destacam o Festival de Bandas Civis em Lagos em Setembro de 1994, o Festival de Condom – França em Maio de 1997, o Encontro de Bandas no Crato em Maio de 2001, o Encontro de Bandas na Marmeleira em Maio de 2001, um concerto no Parlamento Europeu em Bruxelas no dia 19 de Setembro de 2001, o Encontro de Bandas no Bombarral em Outubro de 2001, o Encontro de Bandas no Montijo em Abril de 2002 e o Encontro de Bandas em São Sebastião – Rio Maior. Desde Janeiro de 2001 a Banda é dirigida pelo Maestro Paulo Garção.

Morada: Marmeleira
CP: 2040 RIO MAIOR