Banda Filarmónica de Caria

A Banda Filarmónica de Caria trilha caminho desde século XIX, pensa-se que remonte ao ano de 1890. Sabemos, no entanto, que, posteriormente, uma das suas designações foi Banda Filarmónica da Casa do Povo de Caria e com esta informação datamos a Banda a partir da década de 40. Em 1994 formou-se a associação Banda Filarmónica de Caria. Consequentemente é a associação cultural mais antiga do Município de Belmonte ainda em atividade.

A Associação da Banda Filarmónica de Caria tem por missão promover Banda Filarmónica de Caria, visando um projeto artístico e cultural amplo de modo a servir a região em que se integra, promovendo a ligação entre a sua atividade, a comunidade e a região.

É uma associação sem fins lucrativos, constituída por tempo indeterminado, que se rege pelos seus Estatutos e Regulamento Interno, não prosseguindo qualquer objetivo político ou religioso.

Tem por objetivos, incrementar o ensino de música e a formação de músicos, fomentar o desenvolvimento cultural e artístico e incitar projetos de cariz artístico, cultural e social. As suas atividades compreenderão, de forma globalizante, o ensino e prática musical, mas também, o incentivo de todas as práticas artísticas e culturais individuais ou coletivas.

Atualmente, tem como Presidente, João Paulo Alves dos Santos Duarte Gaspar, e como Maestro, Paulo Mota.

Morada: Largo do Cruzeiro, S/n
CP: 6250-111 Caria