De momento não existem eventos registados
Banda Fórum – Filarmónica Portuguesa
Clique na imagem para ver o tamanho original
O dia 12 de Novembro de 2005 marca, oficialmente, o nascimento de uma nova Banda Filarmónica – a “Banda Fórum” e figurará, indiscutivelmente, como um referencial importante na história da música filarmónica em Portugal.
Pela primeira vez se assistiu à génese de um grupo instrumental alargado a partir de um FÓRUM de discussão (integrado no portal www.bandasfilarmonicas.com) onde se encontram, virtualmente, centenas de filarmónicos espalhados por todo o país e estrangeiro.
Significa, assim, que a Banda formada, a partir de uma ideia original de 2 participantes assíduos do referido FORUM (Ângela Gonçalves e António Pinheiro) integrou músicos que, na esmagadora maioria dos casos, nunca se conheceram pessoalmente senão no dia do primeiro encontro oficial da Banda!
Note-se que a ideia central que presidiu ao projecto era a de possibilitar, aos participantes do FORUM, um dia de convívio e encontro “ao vivo” e, juntando o melhor dos 2 mundos, fazer música em conjunto!
Esta sugestão foi recebida com entusiasmo por parte dos participantes no FÓRUM e recebeu todo o apoio possível por parte do portal que lhe deu origem bem como da empresa “Cardoso & Conceição” que o patrocina.
Foram abertas inscrições, com base em critérios de equilíbrio instrumental definidos pelo maestro eleito Afonso Alves, também ele participante no FÒRUM, como era, de resto, condição sine qua non para poder participar.
A adesão superou largamente as expectativas de todos, tendo havido a imperiosa necessidade de rejeitar algumas inscrições por se ter já alcançado o número equilibrado e ajustado de elementos.
Note-se que na escolha dos músicos não entrou em linha de conta qualquer critério artístico ou outro senão o da inscrição atempada e o preenchimento dos naipes.
Escolhido o maestro e os músicos, havia que definir o repertório a tocar. E aqui chegados, considerando o contexto em que a Banda estava a ser criada e conjugando-o com os objectivos primordiais do portal bandasfilarmonicas.com (a promoção e divulgação das bandas e da musica filarmónica portuguesa) não faria sentido escolher reportório que não fosse exclusivamente escrito por compositores portugueses e, preferencialmente, por compositores que fossem, eles também, participantes do FÓRUM.
Assim se constituiu um reportório para o concerto de apresentação da Banda!
E o dia 12 de Novembro chegou, muito mais tarde do que a expectativa, desejo e anseio de quantos se envolveram desejaria! Chegou, finalmente, e com ele aquilo que parecia um projecto quixotesco transformou-se numa entidade sólida, movida por uma vontade de o levar mais além, tal foi o sucesso do primeiro encontro, não apenas ao nível musical (extraordinário, se tivermos em linha de conta que a banda apenas se encontrou nesse dia pela primeira vez e apenas realizou um ensaio na manhã do dia 12) como ao nível do convívio e partilha de experiências entre todos.
As reacções ao evento, por parte de quem participou, as constantes manifestações de nostalgia e incentivo a novos eventos da Banda FORUM que diariamente surgem no FORUM são prova inequívoca do sucesso que acima se referiu.
O primeiro concerto da banda teve a presença de 56 músicos oriundos de várias bandas do país.
A Banda Fórum tudo fará para que cumpra com os seguintes eixos centrais:
– Executará sempre e apenas música escrita por compositores portugueses
– Jamais será concorrente com as nossas Bandas Filarmónicas (património que sempre defenderemos e promoveremos) pelo que nunca actuará em espectáculos onde as Bandas tradicionalmente participam.
A Banda FÓRUM fará apenas concertos, sem carácter lucrativo, com intenção didáctica e cultural.
Nota:
Dado que a Banda Fórum não pretende ocupar o lugar das filarmónicas, solicitamos o favor de não nos contactarem a solicitar orçamentos para festas e romarias ou outro tipo de serviços onde tradicionalmente as bandas filarmónicas actuam.
Dados da Banda
Maestro: Afonso Alves
Morada:
CP:
Telefone:
E-mail: info@bandaforum.net
Website: http://www.bandaforum.net