Banda União Musical Paramense

Clique na imagem para ver o tamanho original

Herdeira  dos pergaminhos da Primeira Estudantina de Paramos  assumiu-se  a 14 de Janeiro de 1933 a Banda União Musical Paramense  como associação cultural e recreativa  ao serviço da grande arte.

Fazendo valer, de início, as  aptidões musicais  dos seus elementos passou-se, pouco depois, a procurar desenvolver-lhes técnicas  mais apuradas de execução, logrando  captar  a atenção dos jovens da freguesia que, desde logo,  se sentiram  os naturais destinatários da sua ação pedagógica.

Impulsionada, de início, pela visão clara e determinada de  Domingos Alves Vieira Júnior, fundador, a par do esforço dedicado da comunidade, de  sócios, amigos e benfeitores,  conseguiu  a Banda União Musical Paramense dotar-se com um edifício sede  cuja importância, à época, (1973)  não escapou aos mais atentos.

Desde então para cá  tem a  mais emblemática coletividade de Paramos percorrido um trilho que se constitui como o seu mais eloquente testemunho do trabalho  desenvolvido.

Para além de sucessivas demonstrações em concertos, festas, romarias, digressões ao estrangeiro e outros acontecimentos musicais, apresenta a sua  primeira  gravação  em suporte magnético ( cassette) em 1983, a que se seguiu a gravação de um CD em 2004.

Por serviços distintos é também  agraciada  em   2008     pela Junta de Freguesia de Paramos com a Medalha de Ouro da freguesia.

Com um universo de aproximadamente 400 sócios, apresenta a Banda União Musical de Paramense, ao momento, um elenco musical de cerca  60 elementos.

Atento  à  evolução do nível artístico e instrumental,  o espírito prático e voluntarista do seu Presidente, assente no apoio  esclarecido e incondicional da Direção  e na  competência  do  Maestro, fez saber a toda a comunidade musical  que a Banda iria estabelecer novos níveis de exigência.

Adquiriu-se material, apostou-se na polivalência  instrumental e a excelência do resultado não surpreendeu:  estratégia de sustentabilidade, claro rigor orçamental e   artistas determinados no cumprimento  dos parâmetros de qualidade definidos, o que se demonstra com a gravação do CD “Reflexos” que inclui a obra “ Tributo”, homenagem a Joaquim Guimarães


Dados da Banda

Presidente: Luis Martins
Maestro: Manuel Joaquim Silva

Morada: Av. Igreja - 114 Paramos
CP: 4500 - 475 ESPINHO
Telefone: 227 342077
E-mail: bandauniaomusicalparamense@gmail.com
Website: