Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves

A Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves foi fundada em Outubro de 2008 integrada na oferta curricular do Curso Básico de Música da Academia de Artes de Chaves no âmbito da disciplina de Classe de Conjunto. Composta por cerca de 20 alunos, surgiu da necessidade de agregar os alunos oriundos das bandas filarmónicas da região num grupo que lhes permitisse evoluir tanto ao nível das competências específicas para a música de conjunto como da evolução, indirecta, das colectividades em que se integravam. A necessidade de desenvolver um meio musical com dificuldades reconhecidas no acesso ao ensino especializado da música foi o mote que liderou este projecto.

Durante o 1º ano de existência, a Orquestra de Sopros da AAC desenvolveu um trabalho intensivo com os alunos de desenvolvimento artístico, tendo-se apresentado ao público em concertos realizados no Auditório Municipal de Chaves. Desde cedo que o projecto recebeu uma grande aderência do público, tendo sido alvo de críticas muito favoráveis que relevavam o trabalho e a evolução que a Orquestra de Sopros da AAC vinha a apresentar.

Com o decorrer do tempo, a Orquestra de Sopros começou a despertar um interesse cada vez maior nos meios musicais da região, tendo admitido alunos de outras instituições de ensino da música da região.

Em Maio de 2009, a Orquestra de Sopros da AAC apresentou-se a concurso no III Concurso Internacional de Bandas “Ateneu Vilafranquense” em Vila Franca de Xira. Concorrendo na 3ª categoria, a experiência foi encarada como mais um momento de trabalho e evolução de todos. Como resultado do mesmo, a Orquestra de Sopros da AAC foi laureada com o 2º Prémio na dita categoria, obtendo assim uma distinção internacional com menos de 2 anos de existência.

Nos tempos que se seguiram, a Orquestra de Sopros da AAC começou a obter um reconhecimento cada vez maior, tendo sido convidada a apresentar-se em diversas salas da região norte do país, para além dos concertos regulares realizados no Auditório Municipal de Chaves. Destacam-se as participações nas Comemorações do 25 de Abril organizadas pelo Governo Civil de Vila Real (2009), a participação no

Festival Musica Viva em Mateus – Vila Real (2010) e a participação no Festival Filarmonia ao Mais Alto Nível em Santa Maria da Feira (2010). Para além destes, a Orquestra de Sopros da AAC tem vindo a apresentar-se regularmente em Chaves e nas localidades circundantes.

Actualmente, a Orquestra de Sopros da AAC continua a desenvolver um trabalho bastante intenso e começa a ser uma entidade bastante respeitada no panorama musical. É composta por cerca de 70 elementos, sendo eles alunos do curso básico na sua maioria, professores da AAC e músicos externos à AAC. Os músicos da Orquestra são oriundos dos concelhos de Chaves, Boticas, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Mirandela, Vila Real e Alijó, tornando esta um espaço de representatividade de uma região, extrapolando o âmbito local.

É dirigida, desde a sua fundação, pelo professor Luciano Pereira.

Presidente: Marcelo Almeida

Morada: Chaves