Sociedade Filarmónica Alpiarcence 1º. de Dezembro

A Sociedade Filarmónica Alpiarcense "1º de Dezembro" surgiu da união das vontades de músicos oriundos de duas Bandas existentes em Alpiarça (a "música velha" e a "música nova") e que, em 1931, formaram uma única Banda Filarmónica. Actualmente com cerca de 35 elementos, a Banda Filarmónica da SFA "1º de Dezembro" tem vindo a animar, ao longo dos anos, as realizações oficiais da Autarquia (Feira do Vinho, 25 de Abril, ALPIAGRA, etc.) e outras festividades de carácter religioso (procissões) e profano (festivais, feiras e festas), não só no concelho e na região mas também um pouco por todo o país. Com um instrumental totalmente renovado desde Dezembro de 1998 e, actualmente, sob a direcção do jovem maestro Nuno Filipe Correia Martins, que deu continuidade a um repertório mais moderno e apelativo introduzido anteriormente, a Banda da SFA tem vindo a aperfeiçoar, constantemente, a qualidade das suas execuções musicais. Actualmente sob a direcção do maestro Bruno Ramiro a banda da SFA empenha-se em actualizar e aperfeiçoar o seu repertório. A escola de música promove aulas de iniciação, formação e instrumento todas as quartas feiras, se Setembro a Julho.

Presidente: Pedro Branco

Morada: Rua dos Bombeiros e da Música, 6