Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio

A Sociedade Filarmónica Lacobrigense foi fundada em 1 de Maio de 1931 por um pequeno grupo de entusiastas da música onde predominavam os instrumentos de sopro. Ao longo da sua história, homens de boa vontade, dedicados ao associativismo e á arte dos sons, lutaram para que a Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio e a sua Banda pudessem ultrapassar as muitas dificuldades colocando ao dispor da população o ensino da música. Assim, ao longo dos seus 78 anos de actividade, honra-se a Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio, ter sido berço de nomes e figuras que, quer no meio civil quer no meio militar, muito contribuíram e contribuem para a expansão musical do nosso país. Manter em actividade uma Escola de Música onde, cerca de trinta jovens de ambos os sexos, recebem a sua formação musical, tem sido o objectivo das várias Direcções uma vez que é a Escola de Música que “alimenta” a Banda da Sociedade permitindo-lhe actuar em procissões, arruadas, concertos, festivais, comemorações e outros eventos, no Concelho e pelo País, numa média de 25 actuações por ano das quais se salientar em 1994 a deslocação a Palos de La Frontera, em Espanha, cidade geminada com Lagos e em Julho de 2004 à Ilha Terceira-Açores, a fim de participar nas festas da Praia (Praia da Vitória). Actualmente a banda é composta por cerca de 36 músicos com idades compreendidas entre os 8 e os 80 anos, 80% dos quais são jovens. A Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio foi reconhecida pelo Governo como Colectividade de Utilidade Pública em 17 de Setembro de 1988, agraciada com a Medalha de Mérito Municipal "Grau Prata"em 1991, pela Câmara Municipal de Lagos e com a medalha de Mérito Associativo em Maio de 2006 pela Confederação das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto, da qual é associada, como reconhecimento pelo seu interesse sociocultural. Como actividades mais importantes, há a destacar o Festival de Bandas Civis que promove este ano, sem interrupção, a sua XXVI edição – terceira como “Maio da Música”, o “Cantar de Reis” que remonta, tal como o Festival de Bandas, ao início da década de 80 do século passado e um concurso literário, denominado “Jogos Florais”, iniciado em 1999, onde se presta homenagem a todos os que, ao longo da sua existência, contribuíram para o engrandecimento da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio e da sua Banda. Com a entrada, nos finais de 2006, de um novo Regente, implementou-se um método de ensino diferente e que levou em Julho de 2007, devido á falta de percussionistas na Banda, à criação de um “Grupo de Percussão” que em 2008 actuou em vários eventos dos quais destacamos, Escola Secundária Júlio Dantas, Ovibeja e, em parceria com o TEL (Teatro Experimental de Lagos), IPJ de Faro, Feira Quinhentista em Lagos, Centro de Férias do Inatel em Albufeira, Festival de Teatro de Rua de Esmoriz, Centro Cultural de Lagos. 2008, foi importante, não só pela estabilidade e pelo trabalho desenvolvido pelo “Grupo de Percussão” mas pelas excelentes prestações da Banda salientando a deslocação a Mões – Castro Daire (X Encontro de Bandas) e a Tavira (XXIV Festival de Bandas Cidade de Tavira). A Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio é, desde Novembro de 2006, dirigida artisticamente pelo Regente Sr. Edgar da Conceição Santos que, por inerência, é também o responsável pela Escola de Música.

Morada: Praça D´Armas - Apartado 142
CP: 8600 LAGOS