De momento não existem eventos registados
Sociedade Filarmónica Lira do Rosário
Clique na imagem para ver o tamanho original
A Sociedade Filarmónica “ Lira do Rosário “ foi fundada a 20 de Abril de 1920, pelo Padre João Furtado Pacheco, coadjuvado por Luís Soares de Macedo. A Filarmónica fez a sua primeira actuação em Julho do mesmo ano, nas Festas do Sagrado Coração de Jesus, sendo na altura composta por 25 elementos. Foi seu primeiro regente da Filarmónica, António Jacinto da Câmara e Silva. Mais tarde, e durante 45 anos foi regente da Filarmónica, António Moniz Barreto, também compositor e artista de fina sensibilidade.
A sua profissão de Caiador e o prestígio musical e cultural da sua pessoa, trouxeram à organização da Filarmónica o nome popular de “ Banda do Caiador “.
Vários regentes passaram pela Filarmónica, ocupando actualmente essas funções Humberto Manuel Subica.
Em Abril de 1941 foram elaborados os Estatutos da Sociedade, tendo sido aprovados em Junho do mesmo ano, pelo Governador Civil de então, Capitão de Cavalaria Rafael Sérgio Vieira. Eram membros da Direcção e proponentes dos Estatutos: Guilherme Fragoso de Sousa, António Velho Tavares Canário, Luís Soares de Macedo, José Augusto Soares, Clemente Fragoso de Sousa, João Pedro e Borges e João Gualberto Borges Arruda.
Actualmente, a Filarmónica é composta por 58 músicos, 3 porta-estandartes e 11 elementos da Direcção.
Nos seus 85 anos de existência a Sociedade Filarmónica tem contribuído para a formação musical de centenas de jovens. A sua escola de Música funciona todos os anos no período que vai de Novembro a fins de Maio, mas continuando ininterruptamente na formação e melhoramento a nível musical dos seus músicos.
Do historial da Filarmónica consta a sua deslocação, por duas vezes ás ilhas de Santa Maria e Pico e por uma vez ás ilhas do Faial e Terceira. A deslocação por duas vez aos Estados Unidos da América e Canadá mais propriamente ao seio das comunidades Açorianas ai radicadas e também a Portugal Continental, mais concretamente a Seixal.
Na sua última deslocação ao Canadá, a Filarmónica gravou um CD intitulado “ Ao Encontro da Diáspora “ tendo em vista agraciar toda a comunidade Açoriana radicada nos Estados Unidos e Canadá bem como todo o restante público.
A Filarmónica já participou em vários eventos de natureza Cultural, encontros de Bandas, festivais, animação cultural, intercâmbios e concertos em várias localidades e festas tradicionais por toda a ilha de São Miguel.
De salientar em 2004 o inicio de um intercâmbio de bandas efectuado com a nossa conterrânea Banda do Circulo de Cultura Musical Bombarralense. Este intercâmbio fez se enaltecer pelos grandes laços de Amizade criados pelos músicos e Direcção bem como pela troca de ideias e culturas. Foi um dos mais Belos e Emotivos intercâmbios que a “ Lira do Rosário “ houvesse participado.
Em 2005 será a vez da nossa Filarmónica se deslocar ao Bombarral para assim fechar com Chave de Ouro este Magnifico intercâmbio.
A Sociedade Filarmónica “ Lira do Rosário “ tem sede própria, construída de raiz, situada em lugar nobre da Freguesia. Quando se desenvolveu o projecto da sede foi tida em consideração a preocupação de ir ao encontro de algumas das carências que se faziam sentir na Freguesia nomeadamente: um Centro de Apoio Comunitário à Terceira Idade, que se encontra a funcionar sob a gestão do Centro Sócio-Cultural de São Pedro e um Centro de Catequese que foi entregue à Paróquia respectiva valência.
A Sociedade Filarmónica “ Lira do Rosário “ foi declarada Instituição de Utilidade Pública, por despacho do Senhor Presidente do Governo Regional a 20 de Maio de 1999 e publicado no Jornal Oficial número 22, II série de 1 de Junho de 1999.
A Sociedade Filarmónica “ Lira do Rosário “ honra-se de ter participado na recepção a sua Excelência o Presidente da Republica, Doutor Jorge Sampaio a quando da sua visita oficial ao Concelho da Lagoa no dia 23 de Julho de 1999.
Toda a cerimónia teve lugar no auditório público, da sede social da Sociedade e naquela ocasião o Senhor Presidente da Republica deixou no Livro de Honra uma mensagem dedicada à Sociedade Filarmónica “ Lira do Rosário “.
A sede da Filarmónica reúne boas condições embora ainda faltem alguns acabamentos para que se possa desenvolver todas as actividades programadas, as quais se destinam sobretudo aos jovens que são principalmente eles que constituem a maior parte da Filarmónica.
A principal actividade da Sociedade tem sido a manutenção e melhoramento da sua Filarmónica que é também o seu orgulho.
Dados da Banda
Maestro: Duarte Nuno Costa Alves
Morada: Rua Agente Técnico Mota Amaral, 1
CP: 9560 Rosário - Lagoa / São Miguel - Açores
Telefone: 968 983 665 / 915 230 180
E-mail:
Website: