Sociedade Filarmónica Oleirense

A Sociedade Filarmónica Oleirense, sediada na Vila de Oleiros, sede de concelho e Distrito de Castelo Branco, foi fundada no ano de 1894 pelo Padre José Joaquim da Silva Reis, sendo por conseguinte uma das instituições mais antigas no Concelho e também no próprio Distrito. No ano de 2004 comemorou o seu 110º Aniversário, tendo para o efeito, organizado um encontro de Bandas o qual decorreu na Vila de Oleiros. A sua primeira sede foi num edifício da “Casa Rebelo”, mais tarde cedido pelos herdeiros à Filarmónica. No mesmo local, ergue-se a actual Sede, inaugurada no ano de 1982, destacando-se o Sr. José Augusto Luís como importante impulsionador da construção da mesma. Devido ao constante aumento do número de Executantes, as instalações tornaram-se exíguas, pelo que, actualmente a sala de ensaios funciona no primeiro andar do edifício do Rancho Folclórico de Oleiros, situado no Carril, gentilmente cedido para este fim, sendo uma sala renovada e com excelentes condições de conforto e acústica. Ao longo dos actuais 113 anos de existência, a S.F.O. contou com a entrega e ajuda de vários regentes, dos quais destacamos aquele que foi seu fundador e provavelmente o primeiro regente da S.F.O., o Padre Reis, logo depois foi contratado o Sr. Thomaz Martins Patrício. Em 1917, inicia funções de regente o Sr. José Augusto, mais conhecido em toda a comunidade Oleirense por “Zé do Moucho”, o qual se manteve até ao ano de 1970. Após este período, o Sr. Sansão de Deus Garcia passou a ser o regente, cargo que manteve até ao ano de 1988, não tendo o seu estado de saúde permitido a sua continuação. Durante algum tempo, a S.F.O. não teve regente e só a partir de 1989 entra em funções o actual regente, Sr. José Mateus. Várias pessoas ficaram também ligadas à S.F.O., pelos seus relevantes contributos, donde se destacam o Dr. Francisco Rebelo de Albuquerque e o Sr. José Pereira Rei, entre muitos outros. Ao longo destes mais de cem anos de existência, muitos têm sido os contributos da Sociedade Filarmónica Oleirense, em prol da cultura e lazer dos seus cerca de 500 Associados e de toda a comunidade Oleirense em geral. Como prova disso, viu reconhecido o Estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, por despacho da Presidência do Conselho de Ministros de 26 de Abril de 1983. Mais recentemente foi também reconhecido pelo INATEL como CCD (Centro de Cultura e Desporto), desde 28 de Abril de 2005, sendo membro número 4.728. É o sócio número 10 (Fundador), da Federação Regional de Bandas Filarmónicas do Distrito de Castelo Branco. Do seu já vasto Historial, destaca-se a participação em diversos Festivais e Encontros de Bandas, um pouco por toda a nossa região, sendo as mais recentes o VIII Encontro de Bandas, em Ceira (Coimbra), em Maio de 2005; O X Encontro de Bandas de Pedrógão Pequeno, em Junho de 2005; A I.ª Mostra das Actividades Musicais do Concelho de Oleiros, em Agosto de 2005 e a II.ª Mostra das Actividades Musicais do Concelho de Oleiros, em Agosto de 2006. Também de salientar as centenas de participações em festas e arraiais populares e a assídua presença nas celebrações religiosas ao longo do ano, na nossa Vila, nomeadamente por ocasião dos Passos e Semana Santa. Realce também para a gravação de uma primeira cassete e mais recentemente de um CD, datando a primeira de 1994 e o último de finais de 2002. Actualmente a S.F.O. conta com cerca de 50 executantes na sua Banda, 30 alunos na Escola de Música, nas classes de Órgão, Guitarra, Acordeão e Solfejo e cerca de 500 associados.

Morada: R. da Misericórdia
CP: 6160 - 413 OLEIROS