Sociedade Filarmónica Providência

A Sociedade Filarmónica Providência, de Vila Fresca de Azeitão foi fundada em 26 de Novembro de 1880.

A sua Banda Filarmónica teve a honra de tocar várias vezes perante o Rei D.Carlos no inicio do séc XX, quando o Rei se deslocava ao palácio da bacalhoa em Vila Fresca de Azeitão.

Logo na primeira metade do século XX, contando com a colaboração de alguns músicos e regentes, que pertenciam à Banda do Regimento de Infantaria 11 de Setúbal, a Banda elevou o seu nivel artistico mantendo uma escola de música que viria a formar vários músicos, que seguiram uma carreira profissional como músicos nas Bandas militares.

A Banda de Vila Fresca, terminou a sua actividade em 1975, quando a Sociedade Filarmónica Providência por razões logisticas, deixou de reunir as condições necessárias à sua manutenção.

Considerando a forte tradição musical de Azeitão e contando com a disponibilidade de vários músicos da região,a Direcção da SFP que tomou posse em 2003, levou a cabo o projecto de reorganizar a sua Banda Filarmónica, tendo realizado a sua apresentação no dia 30 de Novembro de 2003, nas comemorações do 123º aniversário da Sociedade Filarmónica Providência.

A Banda tem como regente o Sr José Marquês de Sousa ex-músico militar, reformado da Banda da Armada.

Morada: Travessa do César - nº. 1 - Vila Fresca de Azeitão
CP: 2925 AZEITÃO