Sociedade Filarmónica Turquelense

Clique na imagem para ver o tamanho original

A SFT sediada na Freguesia de Turquel, Concelho de Alcobaça, é uma das muitas associações nascidas durante a vigência da 1ª república no nosso país. Foi fundada em 1 de Dezembro de 1913. Embora a ideia tenha nascido da vontade de vários Turquelenses, foi José Diogo Ribeiro (professor, etnógrafo e folclorista) quem proporcionou os meios, por um lado comprando o instrumental da Real Fanfarra de Alcobaça extinta por essa altura, e por outro cedendo espaço no seu celeiro para os primeiros ensaios e incentivando o seu filho Cláudio Ribeiro e o sacristão da época, Joaquim Paulo a ministrarem aulas de música, que redundaram na primeira apresentação pública em 1 de Dezembro de 1914.

Nas décadas de 30, 40 e 50 a banda foi crescendo em qualidade e prestígio, com enorme virtuosidade musical, chegando a ser reconhecida como uma das mais apreciadas do Distrito de Leiria. Em meados da década de 40, nasceu a “Casa da Música”, que desde esses tempos tem sido a sua sede, e que na época foi uma obra muito importante e que tem tido uma influência determinante na cultura dos Turquelenses.

Dos muitos regentes que por cá passaram, há apenas cinco naturais de Turquel: Joaquim Paulo, Avelino Sousa Lopes, Silvestre Luís, Manuel Alves e José António Rosa Luís. A SFT contribui para a formação musical de grandes músicos, destacando-se a família Vicente, que viriam a formar nos anos 50 a orquestra ligeira “Os Corvos”, posteriormente os “Irmãos Vicentes “que correram todo o país em arraiais e festas e que ainda hoje se encontra representada por alguns familiares, dando continuidade ao seu grandioso legado musical sob o nome de “Bandinha d´Alegria”.

Em Janeiro de 2016, com a entrada do Maestro Samuel Pascoal, a SFT, tem vivenciado uma fase de renovação e acompanhamento das novas tendências musicais, mantendo-se paralelamente uma escola de música com um corpo docente activo de 8 professores e conta actualmente com cerca de 60 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 20 anos, alocados por turmas de iniciação e turmas de nível 1, 2, 3, 4 e 5.

Actualmente a SFT tem cerca de 40 músicos, sendo a sua maioria jovens dos 9 aos 16 anos. Desde então tem efectuado diversos concertos destacando o “III Encontro de Bandas da SFT” que não era realizado há 20 anos, assim como outros de excelência que tem contribuído para o entusiasmo e motivação por parte dos músicos.


Dados da Banda

Presidente: Ricardo Rebelo

Morada: Rua do Outão, nº20
CP: 2460-816 TURQUEL
Telefone: 910154569
E-mail: sfturquel@gmail.com
Website: https://www.facebook.com/pg/sfturquel