Sociedade Filarmónica União Maçaense

A Sociedade Filarmónica União Maçaense (SFUM) foi fundada em 1862 por um grupo de Maçaenses com instrumentos adquiridos por subscrição pública.

Em 8 de Janeiro de 1906 teve o seu alvará do Governo Civil de Santarém como “Sociedade União Maçaense”.

Pode ler-se nos seus Estatutos que a SFUM tem como fins, o estudo, ensino, execução e divulgação da música nas suas inúmeras vertentes, podendo alargar o âmbito dos seus fins a qualquer atividade cultural ou recreativa.

Participa, desde sempre e muito ativamente, no acompanhamento de Arraiais, Solenidades Religiosas e Festas Populares. Marca também presença em Concursos de Bandas Civis e Encontros de Bandas.

A formação Musical dos mais jovens foi sempre uma das grandes apostas da SFUM. Atualmente através de um protocolo estabelecido com a Firmação (Conservatório de Música de Mação: pólo da Associação de Cultura Canto Firme de Tomar) alguns dos Músicos da SFUM e da Escola de Música tem acesso ao ensino de música oficial proporcionado pelo conservatório, tendo o apoio da Câmara Municipal de Mação.

A Sociedade Filarmónica União Maçaense promove regularmente diversas atividades musicais, destacando-se o encontro de Bandas Civis no segundo fim de semana de Setembro.

Em 2012 a associação celebrou 150 anos, tendo organizado varias atividades para celebrar este importante acontecimento, que terminou com o lançamento do livro  “Viagem à Roda da Banda de Mação”, obra de Carlos Gueifão, e que se encontra à venda em diversos locais.

Recentemente foram criados grupos de ensemble de metais, madeiras e percussão com o objetivo de diversificar a oferta musical e motivar os músicos.

É mais de um século e meio de atividade, com dedicação, persistência e amor à Música. Um Século e meio de vida, traçado no tempo e na história do Concelho de Mação.

Presidente: Diamantino da Cruz Veríssimo
Maestro: Adriano Manuel Pio Tropa Salgueiro