De momento não existem eventos registados
Sociedade Musical Estrela da Beira
Clique na imagem para ver o tamanho original
A Sociedade Musical Estrela da Beira foi fundada a 22 de setembro de 1846 na aldeia de Santa Marinha, quando um pequeno grupo de pessoas se uniu em tono da música e formou aquela que é hoje a banda filarmónica.
Não se sabe muito dos primeiros 100 anos de vida da filarmónica. Os registos que possivelmente foram feitos perderam-se no tempo e na memória mas, com certeza, foram anos muito duros em que apenas a persistência manteve a filarmónica quando as deslocações se realizavam a pé suportando as adversidades do tempo.
Com o evoluir dos tempos, esta sociedade passou por vários desafios, não resistindo na década de sessenta, chegando mesmo a encerrar as portas. No entanto, a vontade do povo foi grande e, em várias casas particulares, juntaram-se amigos da banda para ensaiarem novo reportório e abrirem novamente as portas desta sociedade. Foi, portanto, um novo recomeço brindado com a nobre iniciativa da família de Manuel Marques Almeida que doou terreno para a construção da tão esperada sede própria da Sociedade Musical Estrela da Beira. A ambição antiga combinada com a generosidade e força de um povo fez com que a 13 de julho de 1986 se inaugurasse aquela que ainda hoje é a Sede da Banda. Esta inauguração foi feita pelo governador civil da Guarda Sr. Valério Couto.
A partir daí, a coletividade tem vindo a evoluir e acompanha anualmente diversas festividades religiosas e civis por todo o país, com maior representatividade, nos distritos da Guarda e de Viseu. Além disso, tem participado em vários encontros de bandas e comemorações para as quais é convidada.
Participa, desde 2014, nas festividades quaresmais e pascais em Salamanca (Espanha) a convite da Ilustre Cofradía De La Santa Cruz Del Redentor Y De La Purísima Concepción Su Madre.
Nos últimos anos, tem desenvolvido um trabalho no qual pretende divulgar a filarmonia na nossa região e promover eventos culturais distintos pelo que organizou já várias atividades, destacando-se, o I Encontro de Bandas de Santa Marinha (2013), o Concerto Coral-Sinfónico “Concerto do Ano da Fé” (2013), o Concerto Coral-Sinfónico com a Solista Sílvia Sequeira (2014 e 2015) e o Concerto de Semana Santa (2015).
No ano passado (2016) comemorou os seus 170 anos tendo, para isso, levado a cabo uma série de eventos musicais que contou com o II Encontro de Bandas da SMEB participando a Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense (Pontével – Cartaxo) e a Sociedade Filarmónica Santa Cecília Ansianense (Ansião – Leiria) , o I Concerto da Orquestra Ligeira do Exército em Santa Marinha, o Mega-Concerto Coral Sinfónico em colaboração com a Sociedade Artística Banda de Vale de Cambra e 8 cantores líricos inserido nas Festas do Concelho a 15 de agosto em Seia e o III Encontro de Bandas da SMEB contando com a Banda Academia de Santa Cecília (São Romão), a Banda Torroselense Estrela de Alva (Torroselo) e Banda 1º de Janeiro de Carragosela (Carragosela).
Atualmente, e desde 2010, é seu regente o Maestro Miguel Ângelo Gonçalves que dirige cerca de 40 filarmónicos. Possui também uma escola de música, aberta a receber todos aqueles, novos e menos novos, que queiram entrar no mundo da música.
Dados da Banda
Morada: Rua da Banda, Nº 2 Santa Marinha
CP: 6270-196 Seia
Telefone: 962 073 818
E-mail: smebsm@gmail.com
Website: http://www.smeb.pt