De momento não existem eventos registados
Sociedade Musical Santanense
Clique na imagem para ver o tamanho original
A Sociedade Musical Recreativa Instrutiva e Beneficente Santanense foi fundada a 1 de Setembro de 1894 e a Banda de Santana, desde a sua primeira apresentação em público com existência ininterrupta, sempre se tem revelado um conjunto artístico de alto merecimento e inovação artística, ocupando um lugar destacado entre as suas congéneres do Centro do País e não só.
Composta exclusivamente por executantes amadores, com rara intuição para a música, a Banda orgulha-se do seu passado, com actuações em festas e romarias, concertos, sessões solenes, guardas de honra a membros do governo e a S. Excelências o Sr. Presidente da República, Almirante Américo Tomás, Dr. Jorge Sampaio na inauguração do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, e ao Prof. Dr. Cavaco Silva na comemoração dos 125 anos da elevação a cidade da Figueira da Foz, bem como em outras manifestações recreativas e culturais em todo o país e estrangeiro, sempre com os melhores elogios da crítica especializada.
Foi-lhe atribuído em 1991 o estatuto de Instituição de Utilidade Pública (Dec. Lei 460/77) e em 2009, foi agraciada pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, com a Medalha da Cidade e com a Medalha de Mérito Cultural em Prata Dourada, reconhecimento devido aos seus méritos no campo da música, recreio, instrução e beneficência.
Além da sua tradição social, folclórica e teatral, funcionou em Outubro de 2000 como Banda de apoio ao Curso de Regentes de Bandas de Música do Distrito de Coimbra, que decorreu na sua sede. Organizou em Setembro de 2004 o 1º Encontro Internacional de Bandas. Igualmente em Setembro de 2005 e 2007 o Encontro de Bandas / Inter distrital do INATEL. Em 2024 na sua 34ª edição, apresentou o 1º Festival de Bandas Ibérico em Portugal. Estreou em Portugal os Projectos mundiais Suite 2020 e a Sin+fonia Pela Paz.
Em Abril de 2000 alcança no Luxemburgo a sua 1ª internacionalização visitando também a França. Em 2001 retornou ao Luxemburgo, actuando também na Alemanha bem como em Castrelo – Espanha. Em 2004 ao Luxemburgo e Bélgica. Em 2018 a Castrelo-Espanha, 2019 a Lugo-Espanha e em 2024 novamente a Castrelo-Espanha, realizando vários concertos e obtendo assinaláveis êxitos.
Foi a banda de suporte na apresentação oficial do hino da Associação de Colectividades do Concelho da Figueira da Foz, composto pelo maestro Francisco M. Relva Pereira. Participou no FILARMUNDO – 1º Encontro Internacional de Filarmónicas da Figueira da Foz e em outros eventos de relevo internacional. Mantém igualmente uma Escola de Música, com cerca de 45 alunos, suporte musical para ingressar nas fileiras da Banda. Esta é composta actualmente por 60 músicos, tendo a sua grande maioria idade inferior a 25 anos.
Assume, nos últimos anos, um papel de destaque no panorama musical Português, com a apresentação em Setembro de 1998 do seu primeiro trabalho áudio, com o título “Notas Confusas”. Foi a única Banda do Concelho da Figueira da Foz, a participar na gravação do CD duplo “As melhores Bandas Filarmónicas da Região – Distrito de Coimbra” lançado pela Public-Art em Junho de 2002, sendo o 1º de uma colecção que junta as melhores Bandas do País, por Distritos. Possui também dois livros editados pelo actual maestro que narram o historial desta centenária Colectividade Musical Santanense que a todos enche de orgulho.
Apesar dos vários maestros que dirigiram a Banda de Música, dos quais se enumeram José Ribeiro, Aníbal de Freitas, Manuel Maria Simões Pleno e tantos outros, a Direcção e Coordenação Musical desde 1985 é da responsabilidade do Maestro Prof. Doutor Francisco M. Relva Pereira.
Dados da Banda
Morada: Rua da Filarmónica Santanense, 53
CP: 3090-804 SANTANA
Telefone: 233 929 669
E-mail: filarmonicasantanense@gmail.com
Website: http://sites.google.com/site/smsantanense/